Um estudo feito no mundo todo mostrou que mais de 30% das empresas não tem ações de sustentabilidade. O estudo global, feito inclusive na América Latina, tem dados interessantes: 60% dos entrevistados dizem que suas empresas tem alguma estratégia em funcionamento para sustentabilidade corporativa.
Outro dado animador, é que entre as empresas que não tem estratégia nenhuma agora, 70% esperam ter uma nos próximos 5 anos. Porém somente 50% dos donos de empresas acham que pensar na sustentabilidade irá trazer algum benefício para a empresa como redução de custos ou rentabilidade.
Mas como saber se uma empresa é mesmo sustentável? Como saber se não é somente marketing ou fachada? Bem, você pode acompanhar alguns pontos que demonstram como andam realmente os negócios dessas empresas:
- É preciso averiguar se os produtos feitos por essa empresa são ecologicamente corretos. Às vezes a empresa produz produtos que agridem o meio ambiente, mas também é valido perceber como ela trabalha para minimizar os estragos que ela faz provenientes desse processo produtivo;
- Outro ponto importante é saber como essa empresa trata seus funcionários e o local a sua volta. Se as pessoas trabalham felizes e em boas condições, se há trabalhos com a comunidade ao redor ou se existe preocupação com os consumidores finais da empresa.
- Por último, mas não menos importante, o ramo de trabalho da empresa deve ser aceito social e culturalmente por todos. Caso ela faça algo ilícito, logo não pode ser sustentável. Ser transparente e bem vista pela comunidade é um ótimo caminho para virar uma empresa sustentável.
A maioria das empresas tende a ser cada vez mais sustentável, umas mais que as outras, porém deve haver ajuda, nos campos informativos, tecnológicos e até culturais para que continuem crescendo de forma saudável.
O primeiro passo é a procura pela informação. E a sua empresa, em que caminho está?