Os cães e seu jardim – plantas frutíferas tóxicas

Quem tem um animal de estimação em casa, sabe que ele pode comer alguma planta do jardim. Mas o que algumas pessoas não sabem, é que algumas plantas são potencialmente tóxicas para os cães.

Algumas espécies podem ser belas e coloridas, mas você tem que tomar cuidado para que seu bicho de estimação não acabe indo para o veterinário com alguma intoxicação alimentar.

Algumas árvores frutíferas, bem comuns no Brasil, são alguns exemplos que devemos evitar nos nossos jardins: abacate, pêssego, ameixa, caju e cacau, caso tenhamos cães em casa.

O abacate possui uma toxina chamada persina, que pode atacar o estômago e até mesmo o coração do seu cão, caso ele coma a fruta demasiadamente. Mas não precisa ficar preocupado, essa toxina não afeta os seres humanos e você pode continuar comendo a fruta normalmente.

No Pêssego e na Ameixa o que é tóxico é o caroço, que possui ácido cianídrico, causando intoxicação por cianeto nos cães. Muito grave e pode levar o animal a morte.

A casca do caju tem uma toxina irritante para a pele,  chamada urushiol,  também encontrada na hera venenosa. E no caso do Cacau a toxina culpada é a teobromina. Os cães possuem dificuldade para metabolizar esta substância. Após ingerir, o cachorro permanece excitado, com taquicardia podendo ocasionar até mesmo convulsões. O fruto ocasiona a mesma intoxicação causada pelo chocolate em excesso.

Claro que você não precisa banir essas frutas do seu jardim, mas o ideal é ensinar ao seu cão que não se pode comer determinado alimento ou buscar formas de evitar que ele tenha acesso a ele.

Em qualquer caso de intoxicação, vômito ou convulsões, leve o animal diretamente para o veterinário. Informe a possibilidade da ingestão dessas substâncias para que o profissional possa intervir da melhor forma possível.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid 

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *