Isolamento térmico no verão – telhados verdes

Quando falamos em isolamento térmico, logo muita gente pensa em proteger a casa do frio do inverno. Mas, saiba que a maioria dos princípios usados nas épocas de frio também podem ser usados no verão.

Ao proteger nossas casas do clima externo, podemos economizar energia elétrica e água. Mas devemos pensar em como fazer isso de fora para dentro e vice-versa.

Como todo tipo de isolamento, tanto térmico quanto sonoro, tudo deve ser pensado na fase do projeto da sua casa. É nesta fase que o profissional pode calcular o que fazer e que métodos utilizar para deixar sua residência quente no inverno e fresquinha no verão. Mas há algumas coisas que você pode fazer, caso sua casa já esteja pronta.

Há diversas maneiras de isolar a casa, seja com paredes duplas, isolamento com lã de rocha, teto-jardim, esquadrias duplas etc. No verão, a principal fonte de incidência de calor na sua casa é o telhado. Com o sol forte batendo todo o dia é inevitável que seja um fonte de calor sobre nossas cabeças.

Um jeito de amenizar essa situação é pintar o telhado com cores claras, principalmente o branco. As cores claras refletem 90% da luz solar e com isso ajudam a eliminar as ilhas de calor das grandes cidades. Não absorvendo calor, sua casa fica mais fresquinha. Mas o problema não acaba tão facilmente. Se o calor é refletido, para onde ele vai?

A resposta é fácil: o calor é refletido para seus vizinhos. Por isso a solução mais eficiente seria o uso de telhados verdes, criando uma climatização no ambiente, não refletindo o calor para ninguém e ao mesmo tempo deixando sua casa mais fresca sem a necessidade do uso do ar condicionado.

Além de tudo isso, os telhados verdes economizam energia elétrica, aumentam a biodiversidade nos centros urbanos, reduzem a emissão de carbono na atmosfera e ainda reduzem a velocidade do escoamento da água da chuva. Imagine se toda casa tivesse um “ecotelhado“? Talvez problemas como enchentes poderiam ser amenizados.

Mas ao fazer isso, sempre procure um profissional, pois apesar de todos os benefícios, existe também um problema. Essa técnica traz consigo os riscos da infiltração. Por isso, tudo deve ser muito bem pensado e calculado.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *