Dicas para decorar com a cor marrom

Talvez essa não seja a primeira das cores a ser escolhida para decorar a casa, mas o marrom deixa o ambiente com um visual discreto, sofisticado e sóbrio.

Esse tom é facilmente aplicado na decoração, principalmente quando trabalhada com a madeira.  É fácil de ser combinado e se sobressai no ambiente por causa da estabilidade que sugere ao ambiente.

Você pode usar a cor marrom nos móveis, pisos, paredes e acessórios. Em qualquer cômodo da casa, o uso dessa cor é viável, tendo que somente ter cuidado para não abusar e equilibrar nas combinações de cores. Um ambiente onde exista somente um tom pode ficar sem graça e sem vida, diferente do uso consciente que deixa o espaço mais charmoso e confortável.

Como toda cor, o marrom estimula e cria sensações, ou seja, mexe com o psicológico das pessoas. Assim como o vermelho, pode ser uma cor que provoca excitação ou nervosismo e como o azul, que passa uma calma e serenidade. Com o marrom, as pessoas podem se sentir mais seguras, principalmente com o uso da madeira, que traz uma energia positiva para a casa.

O marrom pode contrastar com outras cores mais vivas, como o laranja, rosa, amarelo, roxo, goiaba, dourado, azul ou branco. Você pode brincar com as cores usando acessórios, móveis e objetos. Usado de maneira contida, o marrom adiciona ao espaço aspectos positivos do elemento terra. Assim, os moradores podem se sentir com os “pés no chão”. Essa cor é perfeita para ambientes masculinos e rústicos.

Na decoração, o marrom é muito utilizado em móveis como sofás, camas, armários e mesas. Também é utilizado nas paredes para dar um aspecto mais discreto e forte ao ambiente, podendo ser usado em tonalidades claras e escuras. Você pode usar o marrom no quarto do casal, como a roupa de cama, por exemplo. Isso dá um clima mais sofisticado para o quarto. Já na sala, um tapete marrom, pode marcar a centralidade do ambiente e contrasta muito bem com um sofá branco.

As possibilidades são muitas, mas tome cuidado para não abusar. Prefira tons mais claros para o ambiente todo e tons mais escuros nos móveis ou em somente uma das paredes do cômodo. Brinque com as tonalidades e deixe sua casa com aspecto muito mais sofisticado e elegante.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails


Comentários

  1. Gostei das observação; mas ainda tenho duvida, o meu sofá é marrom escuro e o rack meio cinza.Qual seria a melhor cor de tapetes e almofadas.

    Grata, sueli

  2. Olá Sueli, tudo bem?
    Olha, não tem como dizer qual seria “a melhor” cor para o tapete e almofadas. Cada pessoa tem um gosto diferente e uma sala com decoração diferente. Com um sofá marrom e rack cinza, você pode apostar em almofadas nas cores neutras, usar o branco, bege ou até mesmo o preto. Mas nada impede de usar tecidos estampados, com padrões diferentes ou até mesmo coloridos. Na hora de decorar, vale o bom senso e o seu gosto para deixar a casa com a sua cara.
    Obrigado pelo comentário!

  3. Olá casei tem pouco tempo e estou mobiliando minhas casa… Comprei um sofa chessa de dois lugares marron escuro e estou pesquisando o rack mais ainda nao sei que cor compra? Pensei em usar um tapete e uma cortina tb no ambiente com duas ou uma poltrona redonda? Que cores vc me sugere para que o ambiente fq chique, elegante e agradavel?

    Att

    Lizania Alves

  4. Olá Liziane,

    obrigada pela visita ao blog e parabéns pelo casamento! Espero que consiga te ajudar assim de longe.

    Um sofé marrom é sempre uma ótima escolha, ainda mais se for um chaise! Super confortável para aqueles filmes em família! A composição dele na sala vai sempre trazer um ar sofisticado ao ambiente. O sofá marrom vai sempre combinar com móveis de madeira (para o rack), tente quebrar essa cor com a poltrona mais neutra e almofadas bem coloridas. Ou então poltronas bem coloridas e almofadas mais neutras.

    É muito importante quebrar o marrom para o ambiente não ficar pesado! Isso para não errar, como as cores que vão bem, cores mais vivas, como o laranja, rosa, amarelo, roxo, goiaba, dourado, azul ou branco. Mas a decoração sempre é muito pessoal, então siga suas intuições;

    Combine ao seu gosto e estilo, sempre pensando nessas dicas que vai acertar!

    Obrigada por passar aqui. Volte sempre ao blog para mais dicas, Juliana

    “Olá casei tem pouco tempo e estou mobiliando minhas casa… Comprei um sofa chessa de dois lugares marron escuro e estou pesquisando o rack mais ainda nao sei que cor compra? Pensei em usar um tapete e uma cortina tb no ambiente com duas ou uma poltrona redonda? Que cores vc me sugere para que o ambiente fq chique, elegante e agradavel?

    Att

    Lizania Alves”

  5. Olá Gizele,

    meu comentário para Liziana vale para ti também. Com as cores neutras que optou para o tapete e sofá, vale arriscar mais nos acessórios!

    Espero que tenha ajudado vocês. Juliana

  6. Prezada Gisele,

    como você pintou a parede de marrom, ficaria com a mobília mais neutra e clara possível para o ambiente não escurecer. Use as cores mais fortes em acessórios como almofadas e itens de decoração!

    Obrigada pela visita! Juliana

    “Olá! Pintei minha sala de cor marrom em uma parede, nas outras três pintei de cor camurça. Qual seria a cor recomendada para minha mobília, tapete e cortina?”

  7. Olá Carina,

    pelo que entendi, a decoração está com predominância de cores mais escuras como marrom, preto, sendo o bege das cadeiras e o rack branco está quebrando esses tons.

    Para que não fique escuro o ambiente, opte pelas paredes em tons claros, como também o papel de parede. Ponha um pouco de colorido nas almofadas e também nos objetos de decoração. Use abajures claros para iluminar e muitas flores que vai ficar harmônico o ambiente.

    Se ainda assim, sentir que está muito pesado, coloque uma manta clara sobre o sofá marrom, que vai ser fácil de lavar mesmo com crianças.

    Outra opção ainda são os tapetes, mas isso pode ser posteriormente quando seu filho estiver grande!

    Espero que tenha ajudado.

    Obrigada pela visita e volte sempre!

  8. Olá Kássia,

    rosa e marrom são cores que vão muito bem juntas, mas já que possui o sofá marrom, e ele é um ponto de foco e predominante na sala, traria vida para o ambiente com almofadas em várias estampas e tons de rosa, o que acha? Abuse também das flores rosas, elas vão trazer muita vida para sua sala!

    Espero que tenha ajudado, volte sempre!

    Obrigada pela visita
    Juliana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *