Arquitetura Bioclimática | Zona Bioclimática

Fonte: ecofashionmag.com

A zona blioclimatica tem como objetivo determinar as melhores estratégias que um projeto de edificação deve seguir para obter conforto aos usuários. Cada região do brasil possui sua própria zona blioclimatica. Ela é um resultado gráfico do cruzamento de três diferentes dados: zonas de conforto térmico humano, dados climáticos de uma região e estratégias de projeto.

No Brasil, há 8 zonas bioclimáticas. Encontra-se na norma “NBR 15.220-3” uma lista de 330 cidades brasileiras e suas respectivas zonas. Isso se deve ao fato de que muitas cidades, por estarem em altitudes diferentes, por exemplo, possuem características e comportamentos do clima bem diferente entre si.

Fonte: NBR 15.220-3

A partir do momento que você localizar no mapa acima ou na listagem de cidades da norma, a zona bioclimática em que seu projeto está localizado, você terá estratégias especificas para atingir assim o conforto dos usuários, algumas delas se encaixam em:

  • Tamanho das aberturas para ventilação
  • Proteção das aberturas
  • Vedações externas (parede externa e cobertura)
  • Estratégias de condicionamento térmico passivo

Fique atento ao blog para saber mais sobre arquitetura bioclimática e as estratégias de acordo com a zona bioclimática!

Sequencia dos artigos:

Arquitetura Bioclimática Conceito

Arquitetura Bioclimática Etapas

 

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails
Share: