Como cuidar com a casa na praia

veramoraes.com.br

Muitos sonham em ter a casa na praia. Entretanto ter um imóvel perto da praia requer diversos cuidados para poder ter seu imóvel bem preservado.

Como em qualquer terreno, a primeira etapa é verificar toda a papelada, pois acontece que no litoral ocorrem bastante que os terrenos não possuírem escrituras e serem apenas de posse.

Outro fator é o zoneamento do terreno, isso se relaciona com as características naturais onde ele está inserido. Áreas próximas ao litoral estão cada vez mais dentro de áreas considerada áreas de preservação ambiental ou preservação permanente. Isso influencia diretamente no aspecto da construção, sendo proibida no caso de preservação permanente.

A infraestrutura do local deve ser verificada, se há ou não energia elétrica, água e esgoto. Se vai necessário solicitar a concessionária ou não.

Estar perto do nível do mar, significa estar perto de cotas baixas e com isso uma maior possibilidade de haver inundações no local.

Outra questão importante é a maresia: uma névoa salgada que há nas cidades litorâneas, pode destruir desde carros até elementos da construção. Cada cidade e cada local tem um nível de maresia que varia de acordo com as ondas do mar e os ventos presentes. Entretanto, não existem regras para os materiais, apenas cuidados especiais pra que não haja um desgaste excessivo devido a maresia.

Quer saber o efeito nas estruturas, na alvenaria, revestimentos? Fique atento ao blog.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *