A ação da maresia na construção


Nas construções à beira mar devemos  ter cuidado com o ferro e aço da construção. Esses materiais são facilmente  atacados pela maresia.

Para proteger os ferros da estrutura de concreto  seguir a risca as normas de cálculo para  cobri-las, onde se especifica um volume bem maior de cobertura  para os terrenos litorâneos, o que ajuda a amenizar ações da maresia. Notamos o desgaste quando o reboco começa a despregar.

Nas esquadrias de alumínio o surgimento de pontos brancos é sinal do ataque e, nas ligas de ferro e aço ocorre ferrugem. Nas madeiras compensadas surge o apodrecimento.

Para enfrenta-las devemos usar madeiras de boa qualidade como Pinho de Riga e Maçaranduba. Papéis, borrachas, plásticos e materiais  sintéticos são opções  a serem usadas, sempre que possível porque não sofrem deterioração da maresia. O aço  deve ser pintado com tinta especial  contra ferrugem e o ferro deve seguir a mesma dica.

Todo esse cuidado de nada adianta se não houver uma manutenção periódica das estruturas porque devemos levar em conta que a maresia acelera a formação da ferrugem, pois a névoa úmida e fina se infiltra por todo o litoral.

 

Imagem: maisarquitetura

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *