Mobilidade urbana

Todos os municípios do Brasil com mais de 20.000 habitantes deverão apresentar até janeiro de 2015 um planejamento para a mobilidade de sua cidade senão poderão perder as verbas que recebem do governo federal até que cumpram a meta exigida pelo Plano de Mobilidade Urbana.

A retirada dos automóveis das ruas é o maior desafio, pois já foi comprovado que ele é o responsável pela paralisia do trânsito e um grande poluidor. Mas se não apresentarmos solução para os transportes coletivos os carros e as motos não deixarão de circular pelas ruas.

Como em várias cidades do mundo o investimento em transporte público busca a implantação de transportes sobre trilhos como metrô, ônibus que usem combustível alternativo, trens e, os bondes que há muito tempo existiram em nosso país e que em outros países agora são modernos e não poluidores. O metrô em nosso país está muito defasado e comprovadamente é um dos melhores meios de transportes.

Muito se fala nas ciclovias que, em países como Holanda é usada por metade da população principalmente em cidades como Amsterdam onde existe um bicicletário em frente à estação de trem e abriga mais de 8000 bicicletas e sempre lotado. As ciclovias em Amsterdam funcionam perfeitamente e é respeitada pelos motoristas. Cidades como Bogotá, Barcelona, Nova York, Paris, entre outras tem imitado o que deu certo em Amsterdam. No Brasil nas grandes cidades essa ideia tem sido implantada, mas o que falta é a conscientização dos motoristas de que as bicicletas também necessitam de espaço nas ruas.

Qualquer cidadão pode ajudar mantendo a calçada de sua residência em boas condições para que o transeunte possa andar nela sem problema algum e, se tiver alguma sugestão mande para a sua Prefeitura e faça parte dessa mobilização para um mundo melhor e menos poluído.

Imagem: proacultural

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails
Share:

Deixe uma resposta