Jardim sem sol, isso não é um problema!



Em muitas casas, o jardim está voltado para  o sul ou cercado por muros e edifícios fazendo com que não exista uma incidência solar adequada. Quem tem o privilégio de ter esta situação nem sempre fica feliz, pois a grande maioria de plantas aprecia o sol, mesmo que somente por parte do dia.

Muitos erros acontecem neste tipo de espaço, inclusive, na tentativa de cultivar plantas de sol num ambiente sombreado. E para você não errar no planejamento e construção deste jardim, veja algumas dicas:

  • Uma planta que fica ótima em maciços junto a muros, em vasos ou mesmo no centro de um canteiro é a calatéia-zebra (Calathea zebrina) de folhas largas, listradas de verde bem escuro.
  • A maranta-tigrina (Calathea tigrina) tem suas folhas mais finas, verde-escuras com um desenho de verde mais claro, formando um belo efeito em paredes mais claras.
  • Outra planta de grande efeito ornamental com sua inflorescencia amarela e folhas verde escuro com linhas prateadas nas nervuras é Afelandra (Aphelandra squarrosa).
  • Paredes e muros em tons mais claros refletem a luz. O uso de uma cor forte e mais intensa, como marrom e outras cores mais modernas, poderão escurecer ainda mais este espaço.
  • Escolha tons mais claros nas paredes que irão contrastar com as folhagens verdes geralmente usadas em jardins sem sol.
  • O coleus (Solenostemon), de folhagem surpreendente e de fácil cultivo. Sua mistura com folhagens somente verde o fará destacar- se, acrescentando notas vivas de cor.
  • Uma planta de pequeno porte que pode ser cultivada em floreiras e vasos é o camarão-rosa (Justicia scheidwelwri).

Um jardim sem sol pode se tornar muito bonito, criativo e também colorido. Possibilite a criação de um ambiente com recanto intimos e de descanço!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *