Dicas para a construção de sementeiras

Sementeiras são usadas para propagação das plantas. Quando semeamos as sementes em grandes canteiros mesmo que sejam bem preparados, devido a sua fragilidade, não crescerão robustas e homogêneas, mas ao desenvolvê-la numa sementeira em condições adequadas elas se tornarão fortes e em condições de viver bem quando for transplantada.

Os tipos de sementeiras vão desde vaso de barro ou plástico, que deve ser usado um para cada espécie, caixotes ou estufins. O local escolhido deve ser próximo ao canteiro definitivo e temperatura, luz , água e ar devem ser próprias para cada espécie.

Devemos colocar no fundo das sementeiras pedras ou cacos de cerâmica para que haja drenagem e depois cubra com uma mistura de terra vegetal, pó de xaxim, carvão triturado (1 colher), areia e a umedeça. Se as sementes forem miúdas, misture com um pouco de terra e coloque na sementeira e se maiores faça um sulco um pouco mais profundo que a semente e cubra.

Durante a germinação ela deve ficar em lugar úmido e na sombra, coberta com jornal ou vidro, sempre enxugando o vapor. Quando as folhas começarem a aparecer retire a cobertura, um pouco por dia.

Quando surgir o primeiro par de folhas verdadeiras é só plantar no seu lugar definitivo. Não esquecer de sempre limpar as ervas invasoras.

 

Imagem: maisagronegocio

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

 

Related Posts with Thumbnails

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *