Quer qualidade de vida? Planeje a carreira.

2015_03_13-carreira_blog-post

A principal demanda pela qual as pessoas me procuram é para o Profissional Coaching, geralmente com enfoque na construção de suas carreiras. Eu sempre imagino a carreira como sendo de fato a construção de nossas fases da vida (infância, adolescência, adulta e melhor idade). Geralmente, podemos considerar que as carreiras profissionais passam por quatro diferentes fases, com características próprias e que guardam certa relação com a idade do profissional. Então, lendo a descrição delas você poderá saber se está mais adiantado, mais atrasado ou na fase em que deveria.

Pesquisando sobre isto, encontrei diferentes quadros referenciados por vários autores que definem as etapas da carreira, entre eles Max Gehringer, Villela da Matta, Robert Wong e Nelson Savioli. Então, adaptei todos que vi com o que imagino que deveria ser. Com certeza seria menos angustiante se as pessoas pudessem planejar as suas carreiras para que no futuro colhessem os bons frutos de seus planejamentos.

Sonhos indicam a direção. Metas definem objetivos. Ações asseguram a conquista. As escolhas você é quem faz. Quem já entendeu o quanto é fundamental planejar desde cedo a pós-carreira, certamente precisará definir quais serão as suas prioridades nos diferentes momentos. Não tem jeito: a única alternativa para chegar lá, sem sustos, é traçar metas e ações ao longo das suas fases de vida. À medida que você realiza suas metas, o entusiasmo pelo exercício toma conta e logo você terá concluído o seu próprio plano de vida.

Neste quadro, ofereço a reflexão de alguns conselhos de quem já experimentou, gostou do exercício e concluiu o plano que mudou a vida de muita gente.

2015_03_13-carreira_blog-post-tabela

Coluna de Carolina Linhares na Revista Giacomelli.

 

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *