Como o ambiente de trabalho fomenta a inovação

Como o ambiente de trabalho fomenta a inovação

Você sabia que o Post-It foi criado por acidente e hoje é uma das maiores fontes de receita da 3M? Pois é, a maioria das empresas tenta criar o seu Post-It, mas aquela lâmpada da ideia não acende sozinha. Para ela acender, você precisa se preparar para isso.

As inovações surgem em ambientes de constante colaboração entre pessoas, onde circulam ideias e experiências. Aqui vão algumas dicas para você fazer tudo isso acontecer com a sua equipe.

Definição do problema

O líder deve ter a definição clara do problema a ser discutido, senão é bem provável que as alternativas geradas não sejam bem aproveitadas.

Para quem? Para o quê?

Além do problema, é preciso que todos conheçam as necessidades do público-alvo e o seu objetivo. Isso tudo pode ser identificado com uma pesquisa inicial, alocando alguém da equipe para vivenciar o problema junto com o cliente.

Ambiente

Toda essa discussão deve acontecer em um ambiente confortável, até mesmo fora do ambiente de trabalho, isso faz com que as pessoas pensem de forma diferente também.

Inspiração

Um pouco antes das discussões, é interessante que os participantes procurem referências, estudos de caso e informações para enriquecer a discussão.

Chuva de ideias

É a hora de as pessoas apresentarem todas as suas ideias ao grupo, sem julgamento para não interromper o fluxo de criação.

banner-blog-02

Related Posts with Thumbnails