Geralmente, proprietários de cães não conseguem ter um jardim bonito. As reclamações são sempre parecidas: plantas atropeladas; mastigadas; arrancadas da terra; buracos no jardim. Isso poder virar um verdadeiro caos, ou não!
Algumas idéias paravocê experimentar:
- A maioria dos cães adoram água em qualquer fonte ou lago, por menor que seja, será alvo da sua atenção. Em grandes estruturas aquáticas (como uma piscina) é necessário garantir que o cão consiga sair sem dificuldades.
- A altura da rega pode ser aproveitada para fazer uma festa de água, tornando a tarefa de regar mais divertida para todos. Um jardim livre de pesticidas e químicos é amigo de todos os animais.
- Existem diversas alternativas ao relvado tradicional, mas se preferir ter um no seu jardim, você conseguirá minimizar as manchas amarelas e castanhas que irão surgir aqui e ali, se despejar um balde de água no local onde o cão acabou de urinar.
- Se o seu cão adora fazer buracos na terra, deixe uma área reservada para ele se divertir! Você poderá treiná-lo a cavar ali (e não em todo o lugar) escondendo um osso ou colocando seus brinquedos no local.
- Cuidado com as plantas tóxicas. Não as plante no jardim ou só num local de difícil acesso ao seu cão.
Cuidando com carinho do jardim, sem esquecer que os cães são parte do seu charme, é possível viver em harmonia com as plantas e seus companheiros. Mas não esqueça, quanto mais aborrecido o seu cão estiver, mais estragos ele fará. Por isso mantenha-o distraído com muitas flores para cheirar, insetos para perseguir, arbustos que se mexam com o vento e a imaginação dele fará o resto!