Diante de diferentes tipos e modelos, qual o porcelanato ideal?

Cada ambiente necessita de um tipo de piso diferente, que além da beleza e da praticidade se adapte ao uso. Procure por um material com qualidade atestada. Os porcelanatos brasileiros são certificados pelo CCB, que verifica sua conformidade com os requisitos da norma ABNT NBR 15463/2007. No caso dos importados, a saída é solicitar ao revendedor o laudo de procedência do produto, que todo importador é obrigado a fornecer.

O porcelanato pode ser polido ou natural, com absorção de água menor ou igual a 0,1%, e esmaltado, quando esse número é menor ou igual a 0,5%. Quanto mais baixo esse índice, menor a porosidade e maior a compactação da placa, isso significa características mecânicas superiores, como resistência à abrasão.

Saiba mais:

  • Os esmaltados têm as características superficiais iguais às cerâmicas, portanto é preciso prestar a atenção na classificação da resistência à abrasão superficial (PEI) que varia de 1 (piso de banheiro residencial) a 5 (lojas, restaurantes, etc).
  • Se houver uma grande circulação de pessoas ou a possibilidade de que tragam areia retida na sola dos sapatos, escolha um tipo com graduação de dureza maior ou igual a 7 (resistência ao risco).
  • As placas polidas estão sujeitas a alguns tipos de mancha e riscos, mas sempre sob condições de uso que propicie isso; alto tráfego, local com areia ou pedrisco, etc.
  • Cores claras refletem mais luz, dão a sensação de amplitude e limpeza. Quanto ao formato, textura e dimensão, leve em consideração a proposta arquitetônica e a harmonização entre os ambientes.
  • Em locais molhados dê preferência aos antiderrapantes (coeficiente de atrito maior ou igual a 4). Podem ser usados os porcelanatos esmaltado, polido e natural. O polido deve ganhar um tratamento na superfície, como um impermeabilizante, para minimizar o aparecimento de manchas

  • Convém evitar o porcelanato esmaltado em casas de praia, onde o atrito com a areia é constante.

  • Em ambientes como a cozinha, atenção aos rústicos demais. “Alguns retêm gordura com mais facilidade”

Seja cauteloso com a escolha, observe as especificações do fabricante e o ambiente que será usado o porcelanato, assim você pode evitar problemas futuros!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *