Hoje nas cidades as sacadas e terraços fazem o papel do que seriam os jardins de uma casa. A maioria tem uma vista bonita, são ensolaradas e trazem para dentro do apartamento uma brisa agradável. Por isso, existem algumas dicas que podem fazer deste ambiente um lugar ainda mais agradável para passar momentos de contemplação, lazer e até trabalho.
- Se não apreciar o pavimento existente, você pode escolher um chão novo, recorrendo a materiais que você mesmo pode aplicar. Visite uma loja especializada para averiguar as diferentes possibilidades, que podem ir de imitação de madeira, a um material mais confortável que permite andar descalço ou até a construção de um “deck” .
- O mobiliário de exterior deve privilegiar as fibras naturais, ou seja, materiais como a madeira, palha ou bambu e, como se trata de um espaço que liga o exterior ao interior da casa, os elementos naturais são uma excelente opção.
- Se for um espaço muito estreito, os bancos (empilháveis de preferência), um sofá curto encostado a uma parede ou os pufs resolvem bem o problema. Se a sua varanda for mais um terraço, não se contenha e escolha as chaise-longues, os sofás pequenos e os cadeirões, para um layout completo e pronto para receber amigos e família. Existem conjuntos completos (mesa e cadeiras) com um sistema de arrumação eficiente que permite empilhar ou juntar todas as peças, de forma a tornarem-se praticamente invisíveis. Perfeito para os dias de chuva ou para quando tiver de fazer limpeza à varanda!
- As cadeiras-balanço penduradas no teto ou as redes de pano são perfeitas para relaxar e uma ótima forma de embelezar a sua varanda, sem ocupar muito espaço!
- Recorra aos biombos para esconder objetos impossíveis de retirar do local, como o ar condicionado. É uma peça decorativa elegante, que se enquadra com perfeição numa varanda cheia de estilo e que pode ajudar a criar ainda mais privacidade.
- Não se esqueça de deixar espaço entre a mobília para a circulação, no mínimo 60 cm.
- Acrescente algum verde e, quando estiver a escolher, compre plantas e flores que sejam resistentes ao sol e à chuva. Coloque em vasos ou canteiros, pendurados nas grades ou no teto da varanda.
Desfrute deste espaço e faça dele seu “cantinho” de relaxamento, onde você pode ler um livro, cuidar das plantas ou apenas sentar e contemplar a vista ao seu redor!