A poda é o melhor método para manter suas plantas elegantes e saudáveis. Antes de iniciar a poda, certifique-se que as ferramentas de jardinagem estejam bem afiadas e limpas. Um corte “mastigado” leva mais tempo para cicatrizar, expondo a planta às doenças.
Toda poda é utilizada para alguma finalidade e cada qual possui uma técnica diferente:
- A poda de limpeza precisa ser feita o ano todo.Retire as folhas secas e pontos que não estão se desenvolvendo. O mesmo vale para as flores: quando elas murcham ou morrem, devem ser imediatamente removidas. Esse procedimento impede que a planta fique fraca.
- A poda de formação e fortificação deve ser feita sempre depois das floradas, de preferência no outono, que é a estação do descanso das plantas. Nessa época, a poda, além de não prejudicar o crescimento, ajuda a desenvolver o tronco principal. Não hesite em cortar os novos brotos.
- Rejuvenesça os arbustos cansados, cobertos de vegetação, ou fracos cortando-os pela base. Embora isto possa parecer uma desistência, somente o oposto é verdadeiro. Ele pode ser o início de um novo arbusto inteiro. A idéia é semelhante à poda de renovação, só que mais radical. Deve ser feita no início da primavera antes das folhas ou flores aparecerem.
- Caso deseje eliminar o ramo todo, corte-o bem rente ao caule ou ao ramo maior do qual ele brotou. Continue podando até obter o efeito desejado.
- Algumas plantas produzem brotações grandes e vigorosas, mas que lhes dão aspecto desordenado, esses ramos ou brotações podem e devem ser removidos a qualquer época do ano. Normalmente são chamados de ladrões, pois utilizam muita força planta para crescerem, prejudicando os demais.
- Uma boa prática no trato das suas plantas é a remoção dos ramos doentes e com folhagem descolorida. Quanto mais rápido for eliminado um ramo doente ou infectado, mais fácil será salvar a planta. Todo ramo infectado ou doente deve ser retirado.
- Trepadeiras e plantas pendentes se beneficiam com uma ligeira apara no verão. Ganham formatos compactos e harmônicos, quando os brotos novos dos ramos mais longos são removidos com tesoura afiada.
A poda apropriada não só deixará os seus arbustos e árvores com aspecto melhor, como também irá garantir a vitalidade contínua e saúde deles.