Você sabia que tudo o que a gente faz deixa uma marca no meio ambiente?
Desde quando a gente acorda até a hora de dormir, todas as nossas ações gastam parte dos recursos do planeta e deixam rastros, ou melhor, pegadas.
Pegada ecológica é o nome de um método criado para avaliar a área de terra e água que uma pessoa, ou a população de uma cidade, necessita, em um ano, para produzir os recursos que consome e assimilar os resíduos gerados, incluindo as emissões de gás carbônico na atmosfera. Este método ilustra uma comparação entre o consumo humano e a capacidade da natureza de suportá-lo. O resultado dessa conta é o indicador do impacto ambiental que exercemos sobre o planeta. Com esse cálculo em mãos, é possível planejar o uso dos recursos naturais de forma mais consciente!
Em sua maioria, as Pegadas Ecológicas são maiores entre populações tecnologicamente avançadas, tendo em vista que quanto mais tecnologia, maior é a necessidade de exploração dos recursos naturais.
Reciclar o lixo, deixar o carro em casa e ir a pé para o trabalho, preferir produtos ecológicos, consumir alimentos orgânicos, usar sacolas retornáveis, não utilizar descartáveis, economizar água e luz. Existem muitas maneiras de você diminuir suas pegadas e viver com o menor impacto sobre o meio ambiente.
Divulgar a importância ecológica é uma excelente forma de começar a diminuir sua pegada ecológica, pois toda informação passada pode se transformar em mais cidadãos preocupados com o bem-estar da natureza e mais adeptos à sustentabilidade.
Que marcas você quer deixar no planeta? Pense nisso!