Criar e cultivar um jardim de vegetais pode ser uma experiência muito recompensadora, além de ser utilizada como terapia. O jardim não precisa necessariamente ser composto por flores para decorar as nossas casas – pode também ser cultivado com vegetais, que passam diretamente da terra para as nossas cozinhas e mesas.
Escolha do local:
Para criar um pequeno jardim de vegetais, não é necessário uma grande extensão de terreno – basta um metro quadrado para plantar as primeiras sementes e cultivar os vegetais. Na realidade, não precisa sequer de um terreno, ou seja, se viver num espaço sem jardim, assim mesmo é possível criar um pequeno jardim de vegetais. Como? Plantando-os em vasos de grandes dimensões.
Requisitos importantes:
É necessário, para um jardim saudável: uma terra leve e fértil em nutrientes; uma exposição solar de cerca de 6 horas por dia; água para uma rega diária; algum tempo e dedicação.
Escolha dos vegetais:
- O ideal é escolher vegetais de baixa manutenção e que serão consumidos.
- Podem incluir: tomates, alface, cebolas, pimentão, batata, cenoura, beringela. Além disso, antes de adquirir qualquer tipo de semente ou enxerto, informe-se sobre a espécie, se permite uma ou várias colheitas, quantas vezes por ano, se necessita de muito espaço ou se pode ser cultivada num vaso.
- Dependendo do tamanho da família de vegetais em questão, dos hábitos de consumo de vegetais e se os vegetais escolhidos para plantar dão ou não muitos frutos, tome cuidado com a quantidade que for cultivar. Se é a primeira vez que vai cultivar um jardim de vegetais, comece com menos.
Um jardim com flores é muito charmoso, mas criar um espaço com alguns vegetais deixa ele ainda mais útil e traz benefícios para a sua saúde!