As plantas trazem tranquilidade e frescor ao ambiente, além de dar beleza e cor aos jardins e casas! Elas são sempre bem-vindas aos projetos de decoração. Engana-se quem pensa que elas devem ficar restritas aos tradicionais vasos e jardins. Uma das apostas é que tomem conta, até mesmo de paredes, formando jardins verticais. A diferença entre eles, e os muros verdes compostos por trepadeiras, é que as espécies não são plantadas no solo.
Local
Os jardins verticais são uma boa alternativa para ambientes pequenos, que não comportam espaço para o cultivo de plantas no chão. Também marcam presença em locais amplos. As plantas caem bem em qualquer casa, só analise e veja se combina com seu ritmo de vida, porque pede cuidados de manutenção, como regar com a frequência ideal.
Uma dica importante é priorizar a iluminação natural, seja direta ou indireta, condição importante para que as plantas vivam e se desenvolvam. Portanto, coloque-os em varandas, jardins de inverno, paredes próximas a janelas grandes, muros externos, fachadas. Evite colocar em quartos, lavabos sem janela e cozinhas.
Cuidados
Os jardins podem ser regados manualmente, mas há opções com sistema de irrigação automático. Lembre-se de fixá-los em locais, cujo chão possa molhar.
Plantas
Com o local escolhido, agora é a vez de optar pelas plantas. Samambaias, orquídeas, suculentas. Qual é a melhor? Pesquise e veja se a planta escolhida consegue sobreviver nas condições que o ambiente vai oferecer.
Para quem tem pouco espaço, e adora ter o verde das plantas por perto, talvez esta seja uma ótima opção, mas não se esqueça de levar em consideração o tempo disponível para cuidar delas.