Embalagens longa vida, recicle!

A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.

A embalagem longa vida é uma embalagem asséptica para o envase de alimentos permitindo sua melhor conservação. Mas, o descarte diário de milhões de embalagens pode se tornar um grave problema ambiental, além de desperdiçar matérias primas nobre.

Ela possui uma estrutura multicamadas composta por seis camadas de materiais, na seguinte ordem: a camada externa, de polietileno, um plástico derivado do petróleo, no qual se imprimem a marca e informações gerais sobre o produto; papel cartão; papelão; polietileno de baixa densidade; alumínio; e uma última camada também de polietileno.

O processo de reciclagem consiste de duas etapas independentes e sucessivas. A primeira delas é a reciclagem de papel e a seguinte a reciclagem do composto de polietileno e alumínio. O papel reciclado pode ser utilizado por exemplo para a produção de papelão ondulado, caixas, papel para tubetes. O composto de polietileno e alumínio pode ser utilizado para a fabricação de peças plásticas, placas, telhas ou, através da sua completa separação via processo a plasma, para a produção de parafina e alumínio metálico.

A grande desvantagem do uso deste tipo de embalagem refere-se à sua deposição final em aterros sanitários. O alumínio e o plástico causam um impacto alto sobre o meio ambiente — o plástico, por exemplo, leva mais de trezentos anos para se degradar. Além disso, com o descarte da embalagem, há o desperdício de matérias-primas nobres como o alumínio e o papel cartão.

Não deixe que o desperdício dessas matérias primas se perca no meio de aterros sanitários.  Comece a separar o seu lixo, se cada um fizer um pouco todos nós sairemos ganhando.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *