Hoje, o mercado de construções verdes está em evidência e vale à pena conferir as opções para reformar e construir seguindo padrões sustentáveis, economizando energia, água e outros recursos naturais utilizados para construção e decoração, reduzindo o impacto no meio ambiente  e permitindo uma melhor qualidade do ar dentro das edificações.

As reformas e construções geram resíduos e muitos impactos no meio ambiente. Esses impactos podem ser minimizados, mas para isso é indispensável uma análise cuidadosa das etapas da obra, desde o projeto até a disposição final dos resíduos e o reaproveitamento de matéria existente.

Para ter reformas mais sustentáveis, deve-se sempre estabelecer critérios para a escolha de materiais e produtos. Alguns produtos já possuem garantias de qualidade e sustentabilidade, mas outros ainda não, exigindo mais atenção dos consumidores. Produtos a partir de madeira já possuem os selos FSC e Cerflor que garantem o cumprimento de práticas ambientais e sociais rigorosas no manejo.

Um dos maiores problemas nas reformas e construções é a geração de resíduo onde, grande parte das sobras da reforma pode ganhar nova utilidade em outro lugar:

  • Consulte as autoridades locais, depósitos de material e empresas de reciclagem para descobrir o que pode ser reutilizado.
  • Lembre-se de que diversos materiais podem ser reciclados, como alumínio, tijolos, vidros, concreto, gesso natural, papel, vários tipos de plástico, aço e madeira.
  • Durante a reforma, utilize caixas para separar materiais recicláveis, como madeira, metal e fios elétricos.
  • Guarde tijolos, pedras e sobras de madeira para reformas futuras.
  • Doe as sobras a entidades de caridade e associações comunitárias.
  • Mantenha um estoque de telhas e azulejos ou placas de ardósia para substituir peças danificadas. Esse material também pode ser utilizado nos canteiros do jardim.
  • Encontre usos alternativos para as sobras de madeira, como reforma de pisos ou substituição de molduras e divisões de janelas.

Para incorporar sustentabilidade em sua casa não é necessário criar um “efeito floresta” com excesso de plantas e ambientes rústicos. A decoração sustentável está cada vez mais charmosa e só vem adicionando beleza aos ambientes! No Brasil já é possível encontrar profissionais de todas as áreas capazes de fazer projetos residências sustentáveis. Informe-se e comece sua reforma sustentável!