Antes de falarmos dos perfumes das flores, queremos desejar a todos um ótimo 2011 repleto de saúde, paz, amor, alegria e sucesso! Agora, vamos lá.
Poucas pessoas conseguem apreciar o desabrochar das flores noturnas, mas, seus cheiros são fáceis de serem percebidos. É muito comum vê-las cultivadas em praças, jardins, muros e vasos! É possível sempre encontrar uma que se adapte ao espaço disponível.
Essas flores devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera salinidade, geadas fortes ou frio intenso. Também pode ser plantada em vasos, com adubações e regas mais freqüentes. As podas devem ser efetuadas após a floração principal. Multiplica-se por sementes e estaquia dos ramos semi-lenhosos.
Algumas espécies:
- Uma boa sugestão para vasos é o jasmim-cacto (Cryptocereus anthonyanus), que pode ser cultivado como planta trepadeira ou pendente. Suas folhas em forma de lâminas com bordas denteadas e sem espinhos constituem verdadeiras esculturas. As flores grandes, com 10 a 12 cm de diâmetro, são róseoavermelhadas e exalam um suave perfume.
- A princesa-da-noite (Selenicereus pteranthus) é outra cactácea trepadeira de caule longo. As flores, brancas na parte interior e amarelo-ouro na exterior, medem de 20 a 30cm de comprimento e de diâmentro.
- A conhecida dama-da-noite (Cestrum nocturnum) é um arbusto que cresce e se ramifica rapidamente. Quando floresce, ao entardecer, fica coberta por cachos de flores miúdas com um colorido suave entre o amarelo e verde-limão. É cultivada em locais próximos a entradas, portões, portas e cercas, uma vez que seu perfume intenso e adocicado pode ser sentido por todos a grandes distâncias, principalmente à noite. Por essa razão, não deve ser plantada próximo a janelas de dormitórios, pois seu forte perfume pode provocar dores de cabeça se aspirado continuamente.
Escolha as flores que combinam ou se adaptam melhor ao seu jardim e traga o perfume delas para o seu jardim!