A mistura de estampas, listras e cores geram vida e alegria na decoração de qualquer casa ou apartamento! Mas para que você consiga misturar revestimentos lisos e estampados sem exagerar ou deixá-lo monótono demais, aí vão algumas dicas:
- Muitos padrões diferentes e/ou contrastantes dão uma impressão de bagunça. Como as estampas “pesam” mais no ambiente, sempre equilibre com lisos (almofadas,paredes, mantas lisas que podem ter uma textura agradável).
- Se usar estampas diferentes repita, ao menos uma cor. Se forem muitos padrões, use a mesma cor de fundo. Você pode também variar o tamanho das elementos das estampas.
- Use tamanho de estampa compatível com o ambiente ou objeto à revestir.
- Quando estiver escolhendo os padrões, pense em todo o ambiente: Tapetes, paredes, móveis e use variações delas em todo o ambiente, em lisos e estampas.
- Quando trabalhar com a mesma família de cores ( roxo, violeta e lilás ou amarelo, laranja e vermelho, por exemplo) varie mais as texturas dos revestimentos.
- Uma mesma cor pode ter diversos efeitos, dependendo da combinação criada.
- Atenção para a iluminação! As cores variam dependendo da iluminação. Teste, se possível, o ambiente com a luz do sol e as artificiais. As fluorescentes dão um toque azulado e acentuam as cores frias (azuis e verdes). Já as incandescentes acentuam as cores quentes (vermelho e amarelo) e dão um tom amarelado ao ambiente.
Invista em cores, misture estampas e garanta uma decoração alegre e chique para sua casa!