Não é preciso muito espaço para ter algumas ervas aromáticas em casa. Além de ter plantas colorindo a sua cozinha elas perfumam a casa e você ainda economiza na hora de comprar temperos para suas refeições, com ingredientes sempre frescos à mão.
Semeie as plantas em vasos perto da sua cozinha, na área de serviço, na varanda ou até mesmo na janela. Ervas aromáticas gostam de solos mais soltos e porosos, ou seja, terra seca e aberta do que em terra pesada e úmida. Para que a terra se assemelhe mais com essa característica, você pode adicionar um pouco de areia para que ela fique mais solta.
Para pessoas que não podem comer muito sal, as ervas aromáticas são as mais indicadas, pois temperam muito bem a comida e possuem pouquíssimas calorias.
Confira as ervas mais usadas:
- Cebolinha. Rica em vitaminas A e D. Ótimo para saladas e temperos. Pode ser cultiva o ano todo.
- Coentro. Caracteriza-se pelas suas sementes picantes, recheadas de óleos essenciais e ácidos orgânicos. Colhe-se no outono.
- Erva-cidreira. No inverno emana aroma de limão e é otima para chás, refrescos e sobremesas. Possui propriedades anti-sépticas.
- Hortelã-pimenta. Esta possui propriedades terapêuticas indicadas para inflamações, espasmos e dores gerais. Na cozinha pode ser utilizado em sopas, molhos, sobremesas e também para fazer chá.
- Manjericão. Rico em vitaminas A e C. Muito utilizado como ingrediente em diversos pratos, também serve como tratamento de cólicas mestruais e calmante, em forma de chá.
- Pimenta malagueta. Produtiva o ano todo. Muito picante , deve ser usada com cuidado por quem não está acostumado.
- Tomilho. Outra erva com sabor picante. Gosta muito do calor e em tempos mais frios deve ser coberta com uma proteção ventilada.
- Manjerona. Possui sabor adocicado. Usada muito em pizzas, assados e molhos. Mas coloque somente na hora de servir o prato.