Edifícios Verdes

Sustentabilidade é um conceito que está sendo aplicado em diversos segmentos, e o segmento imobiliário de Florianópolis não é diferente. Isso porque os benefícios dos chamados “edifícios verdes” favorecem o meio ambiente e a qualidade de vida. Sem contar que esse modelo de construção gera mais valor ao imóvel.

Diversos edifícios sustentáveis em Florianópolis estão sendo construídos com tecnologias para reaproveitamento de água da chuva, estação de tratamento de esgoto, postos para abastecimento de carros elétricos, certificados LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e muito mais.

Tanta tecnologia faz com que edifícios construídos com esse conceito ganhem muito com a redução do consumo de energia (tanto na construção quanto na operação). Alguns estudos já apontam que o conforto visual de luz e temperatura gerado nesses empreendimentos aumenta a satisfação e a produtividade dos colaboradores.

E claro, além dos ganhos intangíveis, existem outras vantagens com relação a construções tradicionais. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) analisou mais de 2 mil prédios comerciais na cidade de São Paulo entre os anos de 2010 e 2014. As constatações foram as seguintes:

  • valorização de 4% a 8% por metro quadrado no aluguel;
  • taxa de vacância de 28,6% contra 34,1% em edifícios comuns;
  • taxas de condomínio entre 15% e 25% menores do que edifícios convencionais.
Related Posts with Thumbnails
Share: