O nome cacto significa planta com espinhos. Podem ter formas e tamanhos variados, e alguns ainda dão belas flores, atraindo insetos e pássaros. Ter um jardim com essa exótica planta tem a vantagem de que não é preciso regá-lo diariamente, pois essa planta é originária de lugares secos, onde a água é escassa, logo, são altamente resistentes ao sol e não dão tanto trabalho. Para fazer com que o seu jardim fique diferente e ornamentado com essa planta, siga as dicas abaixo:
- A forma e o tamanho dos cactos variam conforme a espécie, alguns ficam na altura de uma árvore outros podem ser colocados em vasos e fazer parte da decoração!
- O solo precisa ser preparado com terra comum, areia grossa e matéria orgânica, para dar boa drenagem.
- Podem ser regados a cada quinze dias no verão e não podem ser molhados no inverno, pois suas raízes armazenam água suficiente nessa época.
- A maneira de regar é diferente das outras plantas. O intervalo das regas deve ser feito quando o substrato estiver totalmente seco.
- Uma adubação com adubo granulado dissolvido e usado como água de rega, poderá ser feita a cada mês, mas sempre umedeça um dia antes com um pouco de água, para evitar a concentração de sais na superfície seca do substrato.
- Os cactos precisam de boa luminosidade, se estiverem na sombra eles crescem tortos em busca de sol e não florescem;
- Não misture cactos de espécies muito diferentes, o ideal é que eles sejam mais ou menos do mesmo tamanho.
- Os cactos são polinizados pelos insetos, pássaros nectaríferos e pequenos morcegos.
Dê um toque exótico ao seu jardim cultivando cactos, é fácil de cuidar!