Atualmente todo mundo já ouviu falar da sustentabilidade e como ela é importante para manutenção dos recursos naturais. Fala-se em ecologia por todos os cantos, sobre como o aquecimento global está chegando e outras coisas. Em todos os ramos da economia e na atuação do ser humano vincula-se um novo tipo de pensamento mais “verde”.
Como não podia deixar de ser, essas ideias chegaram à construção civil. A criação de imóveis “verdes” começou com a preocupação de agredir o menos possível no meio ambiente; também passam a utilizar somente materiais de origens certificadas, como as madeiras de reflorestamente, por exemplo; até mesmo antes da obra iniciar já se sabe quais materiais poderão ser reciclados, quando serão e qual o destino final deles; assim como o que fazer com o lixo e o esgoto produzido durante e depois de completada a obra. Tudo isso fornece ao projeto o selo de um empreendimento imobiliário verde.
Claro que toda essa variedade de elementos acaba por elevar os custos operacionais, levando muitos empresários a pensar se realmente tanto esforço vale mesmo a pena, pois o preço de venda eleva-se muito acima dos imóveis convencionais.
Porém exemplos no mundo todo já demonstraram que essa preocupação não é válida, já que os sucessos comerciais são numerosos. Existe um público antenado que se preocupa com o meio ambiente e está disposto a pagar mais por isso.
Ao mesmo tempo, todo esse valor investido inicialmente, vai se diluindo a medida que esses prédios verdes vão economizando recursos como a água, energia elétrica ou gás. Os benefícios agregados a esse padrão de construção são muito maiores do que o valor pago no início.
O principal aspecto na hora de vender um imóvel desses, é justamente o apelo ecológico e a mensagem que é passada ao consumidor final, que normalmente irá pagar mais por algo que ajudará o planeta ao mesmo tempo que economizará para ele mesmo a longo prazo.
No futuro, tudo o que esses empreendimentos colocam como inovação, vai se tornar padrão em todas as edificações, aliando tecnologia com cuidado com o meio ambiente.