Para ser improdutivo é muito fácil. Ter um escritório em desordem é o primeiro passo. Papéis espalhados por todo lugar, fios de telefone e de computador enrolados, sujeira, má administração do tempo e arquivamento confuso completam a lista.
Mas como ser um profissional organizado se nem todos são metódicos ou fascinados por organização? A rotina é uma boa saída. Todos temos obrigações e prazos a cumprir. Então comece fazendo uma lista do que precisa ser feito e o que você não conseguirá entregar no prazo mesmo. A partir deste ponto que você pode renegociar a entrega em dia do seu trabalho.
Caso você trabalhe em equipe, a organização é ainda mais fundamental. Afinal o trabalho de uma pessoa influencia no da outra. Padronizar arquivos, ações e costumes, ajudarão todos os envolvidos a lidarem melhor com o que tem que fazer. Tudo começa com um bom ambiente de trabalho. Boa circulação de ar, boa iluminação, móveis planejados e ergométricos. Quanto menor o deslocamento das pessoas dentro do escritório, melhor. Tudo deve estar acessível a todos, mas sem desrespeitar o espaço de cada um.
Como as pessoas passam muito tempo no trabalho, uma área para tomar um cafézinho, almoçar, conversar com os colegas e descansar vale muito a pena. É nesse convívio, fora do trabalho, que a troca de ideias acontecem e muitas soluções são formadas.
Um jeito simples e barato de organização, também é usar uma caderneta para marcar horários, deveres, reuniões e prioridades.
Nem só no espaço físico que a atenção deve ser redobrada. O campo virtual também precisa de cuidados. As formas de organização de pastas, como renomear arquivos para facilitar a procura, a divisão de tarefas para os membros da equipe ou o simples fato de manter a área de trabalho limpa ajudará muito no seu desempenho.
Lembre-se: quem é organizado, utiliza melhor seu horário, entrega no prazo e ainda tem mais tempo para passar com a sua família ou fazendo outras atividades.