Regar as plantas é indispensável em todas as épocas do ano. O tipo de água, a freqüência e o horário incidirão diretamente no crescimento, na floração e na qualidade dos frutos. Saiba o que levar em conta na hora de regar cada tipo de planta.

Plantas de jardim:
As raízes de árvores e arbustos adultos podem ser irrigadas espaçadamente. É aconselhável regar as plantas jovens todos os dias durante o verão, bem cedo ou no fim da tarde, a menos que a irrigação seja por gotejamento e não molhe as folhas.

Plantas com flores:
Recomenda-se regá-las de manhã cedo, sem molhar as folhas, principalmente se estiver exposta ao vento. Nunca use regador ou mangueira sob o sol forte.

Plantas em vasos:
O melhor é regá-las durante a manhã, por imersão ou capilaridade, colocando o vaso dentro de um recipiente maior com água. As árvores e os arbustos podem ser molhados em dias alternados no verão e duas vezes por semana no inverno. As plantas com flores devem ser molhadas todos os dias no verão e, no inverno, quando a terra estiver seca.

A grama:
Durante os meses de verão, a grama deve ser regada todos os dias, freqüência que deve ser reduzida no início do outono. O horário não é importante se o “tapete” de grama for composto de folhas finas. Mas, se a grama for de folhas largas, deve-se regá-la depois do pôr-do-sol.

IMPORTANTE:

  • A água ideal para molhar a grama é a da chuva.
  • A água corrente é tratada com vários sais. Por isso, recomenda-se colocá-la em um recipiente plástico e deixá-la ao sol para o cloro evaporar.
  • Para molhar uma planta em um vaso ou xaxim colocado em um lugar alto, você pode adaptar na extremidade da mangueira um cano de metal curvo na ponta.