Nada melhor do que ver a primavera chegar, aquecer nossos ânimos e colorir nossas vidas não é mesmo? Que tal trazer um pouco do que a natureza oferece para dentro da sua casa?

A seguir, conheça algumas plantas que você pode utilizar para alegrar e trazer novos aromas para os ambientes internos e externos.

Em canteiros baixos ou floreiras, que pegam sol boa parte do dia, você pode plantar espécies como Balsamina (ou popularmente conhecida como “Maria sem-vergonha”), Sálvia ou Begônias.

Também exsitem opções de arbustos com flores, como Camélias, Azaléias, Jasmim, Manacá ou Buganvília. Essa última tem flores que vão desde brancas, roxas ou rosas, como as da imagem acima.

Para que as plantas floresçam, elas precisam de sol! Pode ser de manhã ou na parte da tarde, mas os raios precisam incidir sobre as folhagens. Mas cuidado, elas são como a nossa pele, se ficarem muito tempo expostas, o excesso de sol pode causar queimaduras e ressecamento das folhas.

Mas não se preocupe, caso sua casa ou apartamento não pegue sol, você também pode ter plantas que dão flores, mesmo com sombra. É o caso das bromélias, que tem opção de possuírem ou não flores. Outros exemplos são o Antúrio vermelho e o Lírio da paz, que também conseguem sobreviver em ambientes com pouca luminosidade.

Uma dica importante: para essas plantas cultivadas em locais sombreados, a questão é o solo onde são plantadas. Ele precisa ser bem drenado, ou seja, não pode acumular muita água. Até mesmo, por esse motivo, é indicado que o plantio se dê em substratos, como a casca de pínus ou fibra de coco. Tudo isso deve ser pensado para que a água não seja a vilã e acabe apodrecendo as raízes das plantas.

Lembre-se de regar suas plantas, pelo menos duas vezes por semana. Caso o ambiente seja muito quente, com ar condicionado, ventilador ou que pegue bastante sol, a rega até pode ser diária. Mas atenção, não é porque você regará diariamente que a quantidade de água também deva aumentar cada vez. Verifique se a planta ou a se a terra está seca: é comum em ambientes  com ar condicionado, por exemplo, onde a parte de cima do vaso está bem seco, mas no fundo ele pode estar encharcado.

Essas recomendações são gerais e cada espécie tem um limite diferente do que é “pouca” ou “muita” água, então sempre é bom conversar com um especialista na hora de comprar suas plantas.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid