Não há grandes segredos para cuidar de uma orquídea. Ela é uma planta muito bonita que precisa de alguns cuidados como qualquer outra espécie.

Para que sua orquídea se mantenha vistosa e saudável, use poucos produtos químicos nela e fique atento aos sinais que a planta dá. A seguir, veja alguns cuidados e ingredientes caseiros para o cultivo.

Prefira os vasos de barro aos de plástico. Apesar de serem mais caros, os de barro têm mais porosidade e drenam melhor a água. Se optar pelos plásticos, fique de olho nas regas para não encharcar demais a planta. O modo mais fácil de matar uma orquídea é molhando-a demais.

Se a base da orquídea estiver a menos de um dedo da boca do vaso, é preciso trocá-la de moradia. Procure deixá-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso. Para acomodá-la no novo vaso, repare de qual lado surgem os novos brotos – esta é a frente da orquídea.

Antes de cortar a orquídea, esterilize a tesoura (com um maçarico portátil ou no fogão). Deixe esfriar para depois usá-la. Importante: repita a operação antes de mexer com outra orquídea para evitar a transmissão de doenças.

Quando descartar uma folha, passe canela em pó no local do corte. O ingrediente é um cicatrizante natural. Pragas como cochonilhas e pulgões podem ser eliminados das folhas com sabão de coco. Use uma escova para esfregar as folhas.

Repare na coloração da folhagem. Se estiver escura, mude a orquídea de local. Quanto mais contato com a luz, mais ela irá florir. Instale plaquinhas plásticas de identificação em suas orquídeas. Além do nome da espécie, anote o período de sua última floração. A próxima florada pode ser estimulada com o fertilizante NPK 10 30 20, que tem mais concentração de fósforo.

As plantas bem nutridas de fósforo são altamente resistentes às doenças. A falta deste elemento químico pode ser notada pela cor avermelhada das folhas, pelo crescimento lento demais e pela pouca exuberância da floração.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid