É no quarto que temos a privacidade depois de um dia de trabalho. É o local onde podemos descansar e repor as energias. E também é onde guardamos nossas coisas mais pessoais.
Então este ambiente deve ser pensado com carinho, para que você tenha um espaço de tranquilidade e de descanso. Confira algumas dicas a seguir!
Sabemos que com áreas cada vez menores, temos que nos adaptar àquilo que temos não é mesmo? Nem sempre podemos ter um quarto só nosso, ou mesmo deixar de trabalhar quando voltamos para casa. Mas é no quarto que podemos realmente descansar e deixar os problemas do lado de fora.
O primeiro item a ser pensado em um quarto de casal é a cama. O posicionamento dela é muito importante, com relação à porta de entrada, do banheiro e das janelas. Uma necessidade geral é a privacidade com relação à janela, que pode ser resolvida com a mudança de posição da cama ou uso de cortinas. O tamanho da cama também é muito importante! Não adianta querer um cama grande se o espaço não permite, o que ocasiona uma dificuldade de circulação. Normalmente, as camas têm entre 45 e 60 centímetros de altura.
Closets devem ser usados quando a área do quarto permitir. Closets pequenos em quartos pequenos devem ser evitados, para melhor aproveitamento da área. Um simples armário com portas de correr já dá conta do recado. Quando tiver um closet, não esqueça de ter sempre um espelho e uma banqueta para calçar sapatos, assim como uma boa fonte de luz e entrada de ar, para ventilar o ambiente. Luzes dicróicas e incandescentes esquentam muito. Opte pela fluorescentes amareladas, para não se enganar nas cores na hora de se vestir. Geralmente o piso do quarto é o mesmo do closet, para parecer um ambiente só.
Quando for uma suíte, esta também deve ter boa iluminação e ventilação. Para facilitar o dia-a-dia e se houver espaço, pense em formas de utilizar o banheiro por duas pessoas ao mesmo tempo, como duas pias ou sanitário com separação. A boa ventilação evita que os maus odores cheguem até o quarto.
Outro ponto que é bem importante, é ter um espaço para colocar as coisas quando recém entramos no quarto, como um local para colocar as roupas, bolsas e objetos. Se for possível, um cantinho de leitura também é bem interessante. Quem sabe com até uma pequena estante cheia de livros, com uma luz direcionada, uma mesinha de apoio e uma poltrona aconchegante?
Por fim, evite contraste entre as cores do quarto, pois isso tira a característica acolhedora e tranquila do ambiente. Tons vivos podem ser colocados em objetos de decoração ou em almofadas, jamais em grandes elementos. Isso pode causar muita agitação e dificuldade para dormir durante a noite.
Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook
Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid