Definitivamente foi-se o tempo em que consumir era algo despretensioso e que os desejos, por mais supérfluos que fossem, deveriam ser atendidos a qualquer preço. Hoje, a humanidade sente na pele as conseqüências de centenas de anos de consumo desenfreado e irresponsável, na forma de aquecimento global, poluição de águas, extinção de animais e outros desastres ecológicos.
Por isso o consumo é algo muito importante e que provoca diversos impactos. Primeiro em nós mesmos, depois, o impacto na economia, porque ao adquirirmos algo, movimentamos a máquina de produção e distribuição, ativando a economia. Também afeta a sociedade, porque é dentro dela que ocorrem a produção, as trocas e as transformações provocadas pelo consumo. E por fim, o impacto sobre a natureza, que nos fornece as matérias-primas para a produção de tudo o que consumimos.
Você é um CONSUMIDOR RESPONSÁVEL?
O consumidor responsável busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Ele reflete a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si mesmo, mas também sobre as relações sociais, a economia e a natureza.
O consumo responsável pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços. Tais gestos incluem o uso e descarte de recursos naturais como a água, a compra, uso e descarte dos diversos produtos ou serviços, e a escolha das empresas das quais comprar, em função de sua responsabilidade sócio-ambiental. Assim, o consumo responsável é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
Ações para um consumo responsável:
- Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade;
- Reutilize produtos. Não compre outra vez o que você pode consertar e transformar;
- Separe seu lixo. Reciclar ajuda a economizar recursos naturais e a gerar empregos;
- Use crédito com responsabilidade. Pense bem se você poderá pagar as prestações;
- Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas;
- Não compre produtos piratas. Assim você contribui para gerar empregos e combater o crime organizado;
- Contribua para a melhoria dos produtos e serviços. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas;
- Divulgue o consumo consciente. Levante essa bandeira para amigos e familiares;
- Cobre dos políticos. Exija ações que viabilizem a prática do consumo consciente;
- Reflita sobre seus valores. Avalie os princípios que guiam suas escolhas e hábitos de consumo.
(fonte:Instituto Akatu)