Como existem várias opções para a escolha de um tapete, às vezes, optar por um acaba se tornando um grande desafio. Para decidir tamanho, cor, textura, padrões, e ainda levar em conta preços, é necessário alguma ajuda. Por isso, aí estão algumas dicas que podem ajudá-lo a deixar o chão da sua casa com muito estilo e conforto.
Decoração vs. Função: Além de puramente decorativos – enquanto verdadeiras “obras de arte”, conferem vida instantânea a qualquer espaço, sendo ainda um bom ponto de partida para começar a decorar um ambiente – os tapetes têm várias funções práticas: aquecem e são aconchegantes, escondem eventuais defeitos no chão, abafam ruído, protegem o chão de riscos, são fáceis de armazenar e de transportar para outro ambiente ou outra casa, na hora da mudança.
Local: O local onde o tapete será colocado, deve considerar a utilização do espaço em questão. Para locais como a cozinha, ou o banheiro, – que têm grande movimento e sujam-se facilmente – deve-se escolher tapetes de fácil manutenção, ou seja, que podem ser lavados na máquina e que sejam pouco grossos, para secarem depressa.
Formato dos tapetes: Além dos tradicionais tapetes quadrados e retangulares, os tapetes redondos e ovais têm ganhado cada vez mais destaque, enquanto peça de decoração que, estrategicamente pousada no chão, tem um resultado surpreendente.
Cores no chão: Elemento-chave de qualquer ambiente, as cores dos tapetes devem estar de acordo com a decoração, ou seja, devem conter, pelo menos, uma das cores neutras presentes nas paredes ou nos elementos têxteis da divisão. Um tapete escuro pode funcionar como um excelente ponto focal, ora num espaço de grandes dimensões, ora num espaço com detalhes arquitetônicos menos agradáveis; um tapete claro, por sua vez, cria a ilusão de espaço.
Padrões perfeitos: Não tenha receio de escolher tapetes padronizados (geométricos, orientais, florais) em vez de lisos, ou então, de combinar os dois. No entanto, o ideal é não ultrapassar os dois padrões por divisão e, mesmo assim, é necessário criar um equilíbrio estético: se o sofá tiver um pequeno padrão floral, pode optar por um tapete com um padrão maior; se as cortinas ou outros elementos têxteis ostentarem padrões de grandes dimensões, o padrão do tapete deve ser menor. Por outro lado, um tapete com um desenho central só funcionará num espaço onde a mobília pode ser disposta em torno do mesmo, ou sob uma mesa de vidro, por exemplo. A escolha de um determinado padrão também tem outras particularidades: um tapete com riscas horizontais faz uma divisão estreita parecer mais larga.
Dimensões e Quantidade: Atualmente, não é difícil adquirir um tapete com medidas personalizadas, no entanto, saiba que para determinar o tamanho máximo de um tapete num determinado espaço, deve-se considerar, pelo menos, 91 cm em toda a volta, criando assim, uma espécie de moldura entre o objeto e as paredes. No caso da sala de jantar, certifique-se de que o tapete é maior que a mesa, para que as cadeiras possam repousar sobre ele, mesmo quando puxadas para trás. Em termos de quantidade, dois ou mais tapetes numa única divisão são perfeitos para criar espaços distintos, para definir as áreas de passagem e agrupar diferentes peças de mobília que possam parecer dispersas.
Confira os nossos imóveis residenciais no site ou na TV Giacomelli.