Porque não transformamos nossos muros, paredes, pórticos e pérgulas em espaços verdes podendo surgir um ambiente mais agradável principalmente se o espaço não permitir o plantio de árvores ou arbustos.
A solução nesses casos é o plantar trepadeiras em vasos ou no chão. Ela tem o crescimento lento, mas nos fornece sombra e flores.
Seu crescimento é vertical, porém sendo planta de caule frágil pode ser tutorada para obter o formato desejado, sua manutenção é o mais simples possível: sem muita rega, poda e adubação. São muitas as soluções paisagísticas obtidas pelas trepadeiras.
Devemos plantá-la em solo fértil e drenado com espaço de 30 a 40 cm do muro para o crescimento das raízes. Para que fique agarrada a parede plantar no sentido do vento e não esquecer de colocar o suporte para que seja tutorada.
Alguns exemplos de trepadeiras: Sapatinho de judia, Sete Léguas, Jasmim da India, Uva, Tumbérgia Azul, Maracujá, Madressilva, Jasmim dos Poetas, Primavera, Congéia, Kiwi entre outras.
Lembre-se que há trepadeira com flores ou somente com folhas, mas qualquer uma delas é ideal para esconder áreas cimentadas, amenizar o calor e os ruídos. Mas o importante é escolher aquela que se adapte ao clima da sua região.
Imagem:butzkemoveis
Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook
Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid