A vegetação nativa de um solo em declive ou aclive é que controla a erosão, quando a retiramos estamos acabando com a proteção natural do terreno. As raízes se fixam no solo e retiram dela água e nutriente para crescer. Não havendo ambiente propício para o crescimento da vegetação torna-se uma terra seca.
O primeiro sinal é o aparecimento de canais na terra por onde escoam todos os nutrientes do solo tornando-a improdutiva. Quando a chuva cai num solo impermeável, a terra não consegue absorver, fazendo com que a água corra pela superfície causando a erosão cada vez maior conhecida como voçoroca.
Para conter a velocidade da água devemos construir canaletas no topo, uma estrutura tipo escada e plantio de arbustos para ancoragem do solo. Mas não podemos esquecer que as plantas devem ser próprias para esse tipo de terreno.
Primeiramente devemos manter a qualidade do solo, plantar grama ajuda na contenção e sempre que possível planta nativa. A grama mais indicada para esses terrenos são a Esmeralda e a Batatais.
Se o declive for muito acentuado em lugar da grama devemos plantar forrações que rapidamente cobre o terreno e não necessita de muita manutenção. Como exemplo tem a grama amendoim, hera e grama preta.
Tomando os devidos cuidados a terra retém os nutrientes que conservam o verde do seu terreno.
Imagem:revistacasaeconstrucao
Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook
Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid