Isadora Duncan – Saboreando Momentos

isadora duncan

O fim de tarde ameno parecia fazer parte do cenário do Bistrô Isadora Duncan. A Barra da Lagoa não estava ensolarada e nem com vento sul comum de Florianópolis. O clima remetia a uma sensação nostálgica, igual ao tom do lugar. A entrada do restaurante já indicava que não era um lugar qualquer, rodeado de verde por todos os cantos. Se não fosse a placa de madeira e o retrato da bailarina, o Bistrô passaria como sendo uma das belas casas que entornam a Lagoa. O que não deixa de ser verdade no final das contas. Construído pelos proprietários, o Bistrô Isadora Duncan é mais casa que restaurante. Aconchegante com suas 12 mesas espalhadas entre o salão e a varanda, e sua decoração peculiar feita de garimpos das viagens que os sócios Greg e Amauri Dornelles fazem pelo menos uma vez ao ano pelo mundo. Tudo ali é único – as bolsas no estilo retrô penduradas em cima do balcão pertenciam à mãe de Greg; o Ganesh, cultuado Deus hindu, e o Buda, que descansam em cima da bodega de vinhos, são um dos vários mimos deixados pelos clientes; a enorme porta de madeira que divide o salão e o banheiro veio de Bali. Cada elemento da decoração tem uma história própria, fizeram parte da infância de um deles, são lembranças de clientes que se sentem tão à vontade a ponto de deixarem sua contribuição no local.

Foi esse olhar, inclusive, que fez com que Amauri e Greg desistissem do já popular restaurante que mantinham na Lagoa da Conceição para começar do zero esse novo projeto. “A gente já tinha um restaurante na Lagoa, mas quando conhecemos a Barra, ficamos conquistados por ser um lugar bacana, bonito, com um ótimo visual. Quem desenhou a casa toda foi o Greg, que apesar de não ser formado, construiu todo esse projeto”, conta Dornelles. Anexa ao restaurante, também se encontra a casa dos sócios no andar de cima e na cobertura um projeto promissor no Brasil: uma suíte superexclusiva, de apenas 1 quarto e com uma vista de encantar os olhos de quem a visita. “Tivemos a ideia da suíte para que os casais possam vir e ficar à vontade, tomar um vinho, apreciar uma boa comida e depois descansar”, explica o proprietário.

Por falar em boa comida, os pratos servidos no Bistrô são tão especiais quanto a sua ambientação. preparados todos por Amauri, o cardápio oferece variedades de peixes, frutos do mar, carnes e aves. Alguns, como o camarão com laranja, são tão famosos que estão presentes no menu há mais de uma década. “Eu não sou formado em gastronomia, cozinho por prazer. Minha experiência vem da vida, de casa, tudo aprendi observando. Existe aquele ditado: se você escolhe fazer o que gosta na vida, não precisa trabalhar um dia sequer. Eu sempre gostei muito de cozinhar e ficar em casa, e aqui faço exatamente isso”, conta Amauri, que apesar da culinária de alta qualidade, não gosta de ser chamado de chef.

Os ingredientes que compõem os pratos também são garimpados em diversos lugares, desde o quintal de casa, como a banana que faz jus à sobremesa mais pedida e os temperos que dão o toque final, até frigoríficos especiais. “Fazemos as compras maiores na quarta-feira, para deixar tudo pronto para o final de semana. Trazemos um pouco de cada lugar, é uma via sacra. Vamos sempre atrás dos melhores ingredientes, o que não significa que precisa ser sempre nos lugares mais caros”, explica. Essa maneira de conduzir as coisas, tão caseira e simples, faz do Bistrô Isadora Duncan um dos lugares mais procurados e exclusivos da cidade.

“Estamos aqui há 18 anos, sempre trabalhando de maneira leve para aproveitar e ter qualidade de vida. O contato com os clientes é muito à vontade, nos colocamos no lugar deles: os deixamos como se estivessem em casa. Escolhemos fazer dessa maneira, até por ser um ambiente mais intimista. Por conta disso, construímos muitas amizades e temos muito retorno positivo”, alegra-se Amauri.

Assim como a decoração, a trilha sonora do ambiente é marcante. “A nossa seleção musical também é bastante especial, com muita música boa. Sempre ouvimos Bossa Nova, Buddah Bar, Dani Carlos, e sons assim”, explica Dornelles. A música agrada tanto aos clientes que o Bistrô também disponibiliza o cd com a trilha sonora para quem quiser adquirir, e a procura, segundo o proprietário, é grande.

Essa maneira leve e simples é refletida em cada canto do Bistrô. Impossível não se sentir à vontade sentado nas grandes poltronas de estilo vintage ou tomando um bom vinho de frente para o mar. Não é à toa que a bailarina norte-americana Isadora Duncan foi a escolhida para dar nome a este local. “Ela foi uma mulher inovadora, que fazia seus próprios ideais, que gostava de expor suas ideias, uma pessoa forte. A gente queria homenagear uma pessoa e a escolhemos por sua personalidade, que reflete o nosso restaurante”, conta Amauri.

Hotel de um quarto só

Oferecendo muita privacidade e exclusividade, os hotéis de 1 quarto acabaram virando moda ao redor do mundo. Luxuosos e em locais inusitados, eles ganham os turistas que procuram tranquilidade e muito conforto. O Bistrô Isadora Duncan foi o primeiro do Brasil a aderir essa tendência, mas com alguns diferenciais que ganham o público. Além da bela vista para a Lagoa e natureza ao redor, ele se difere por oferecer a privacidade desejada. “O bom da nossa suíte é que ela fica em cima do Bistrô, com tudo perto. Além da boa hospedagem, as pessoas também recebem refeições de qualidade. Nós que preparamos todo o café da manhã e deixamos na entrada, sem precisar perturbar os hóspedes”, destaca dornelles.

Desde que foi instalada, a suíte não fica um só final de semana sem reserva. “Recebemos pessoas de muitos lugares do Brasil; algumas vêm de São Paulo, Rio Grande do Sul e outros estados só para passar a noite aqui”, conta. não é para menos: a suíte possui um ar rústico presente em cada detalhe dos móveis. A cama, gigantesca e clássica, possui lençol de mil fios que ficam cobertos por pétalas de rosas quando a suíte é reservada. O toque final fica por conta da enorme banheira de hidromassagem na varanda, aquecida a gás. Visualizando todo esse conjunto, é totalmente justificável esse deslocamento e a grande procura, afinal o ambiente é mesmo apaixonante.

 

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *