Os ruídos podem se tornar um agente de irritação invisível. Barulho de crianças no pátio, motos e carros no vai e vem do dia a dia ou as reformas da casa do vizinho. Nessa confusão de sons você só pede um pouco de paz e silencio!

O som propaga-se no ar através de um movimento ordenado das partículas que o constituem. Quando fazemos vibrar as nossas cordas vocais, ou quando tocamos uma nota musical num instrumento, fazemos com que as partículas do ar que nos rodeiam entrem numa oscilação que dá origem ao som que ouvimos.

Quando as ondas sonoras colidem com uma superfície sólida, algumas coisas podem acontecer:

  • A superfície irá refletir parte das vibrações de volta à fonte
  • Ou irá absorver parte do som convertendo as vibrações em energia térmica
  • Ou ainda, irá transmitir o som para o outro lado

Veja algumas dicas para você tornar os ambientes da sua casa a prova de som:

Se é você quem faz a barulheira em sua casa, você pode construir os seus próprios painéis à prova de som com isopor e tecido. Isola o som e ainda pode ficar muito charmoso!

Você também pode, literalmente, bloquear o som com massa. Grandes estantes ou escrivaninhas junto a paredes comuns podem ajudar a isolar salas.

Uma medida que pode melhorar bastante a situação é fechar as fendas pelas quais o som se infiltra (as rachaduras nos rodapés, brechas na vedação de janelas, ou outros espaços semelhantes).

Moradores de apartamentos com vizinhos barulhentos no andar de cima sempre têm problemas. Evitar este tipo de ruído é mais difícil, uma vez que a melhor atitude seria os vizinhos instalarem carpetes com espuma isolante entre o carpete e o piso.

Materiais fibrosos como isolamento ou espuma formam barreiras sonoras eficientes, pois o seu trançado absorve a vibração, criando calor, em troca. É por isso que tapetes sobre piso de madeira e pisos cerâmicos reduzem ruídos.

Cortinas pesadas podem reduzir o volume do som em até 10 decibéis quando posicionadas de forma estratégica [fonte:Berendt (em inglês)].

Não deixe que esses ruídos atrapalhem o seu momento de tranqüilidade em casa. Busque recursos, procure um profissional da  área e reduza este incômodo com alguma de nossas dicas!