Lindas, elegantes e charmosas, as orquídeas deixam qualquer casa ou jardim muito mais bonito! Hoje, é possível adquirir lindos exemplares desta planta por preços bem acessíveis. Quando bem tratadas, as orquídeas produzem belas floradas anualmente. Veja aqui os detalhes básicos para cultivá-las corretamente:

Como regar? Quando as epífitas estão em crescimento ou em fase de florir, é importante que mantenham úmido o composto onde estas estão plantadas, mas não inundado em água. Nunca se deve deixar as orquídeas ensopadas em água.

  • Durante o Verão regar uma vez por semana uma orquídea é suficiente.
  • Durante o Inverno, deve-se deixar secar o composto entre regras.

E sobre a iluminação? A exposição direta à luz solar causa queimaduras nas folhas da maioria das orquídeas. A condição de iluminação mais recomendada é a de 50 a 70% de sombra, que é obtida ao cultivar as orquídeas sob árvores, varandas ou áreas de serviço de apartamentos, mas é preciso cuidado, nesses casos, para que as orquídeas recebam o sol da manhã.

Quando renovar o vaso? Quando a planta estiver excessivamente ramificada devemos efetuar a divisão da planta, ou passá-las a um vaso maior, pois suas raízes já não possuirão mais espaço para seu bom desenvolvimento. Lembre-se que muitas orquídeas criam raízes fora do vaso mesmo que não esteja faltando espaço, o que é normal. Outro critério é trocarmos o vaso quando o substrato começar a drenar mal a água, o que indica um excesso de raízes.

E a adubação?A fórmula NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) deve ser aplicada a cada duas semanas, na proporção de 1 colher (café) por litro de água, durante a primavera e o verão. A adubação pode ser suspensa nos meses do outono e inverno.

Espécies de orquídeas recomendadas para ter em casa:

A espécie de orquídeas que se adapta melhor ao ambiente caseiro é a phalaenopsis (orquídeas mariposa ou borboleta), que incluem variações como a tillandsia cyanea (bromélia), e o anthurium scherzerianum (antúrio).

Não deixe de ter estas lindas flores na sua casa!