Os oceanos cobrem dois terços da superfície terrestre e há muito tempo servem de depósito para todo tipo de resíduos produzidos pelo homem, desde efluentes líquidos sanitários ou industriais até as mais diversas classes de lixo, como plásticos, vidros e materiais radioativos ou tóxicos.

Culturalmente, a sociedade estabeleceu uma relação com os mares aonde, o mar sempre vai e nunca volta e assim, tudo o que é despejado nele, também. Podemos ver esta situação em muitas praias desertas, a maioria situada em unidades de conservação, onde uma grande quantidade de lixo sólido rejeitado pelas cidades é trazida pelas correntes e acabam sendo depositados na praia.

O atual estilo de vida das populações humanas é o principal responsável pela crescente degradação dos oceanos. No Brasil, os problemas causados pelo acumulo de lixo no ambiente marinho tem preocupado especialistas ambientais em todo o mundo. Essa poluição não afeta apenas a beleza da praia, mas ameaça a saúde de quem as freqüenta, podendo favorecer o desenvolvimento de microorganismos como fungo, vírus e bactérias, que causam micoses, hepatite e tétano além de abrigar vetores de doenças como moscas, baratas e ratos.

Não deixe que esta agressão ao ambiente marinho continue, faça sua parte! Não deixe lixo na praia e conscientize as pessoas próximas de você.