Os jardins de condomínios são áreas importantes para o convívio dos condôminos, tanto para os adultos, os jovens, as crianças, quanto para os idosos, aproveitando de maneira eficiente, as áreas de uso comum e a valorização do patrimônio.
Um jardim bem cuidado fornece um espaço para relaxamento e diversão dos moradores, por isso, uma manutenção mensal faz parte do processo, e pode sair mais barato do que se imagina! Veja algumas dicas:
- Não deixe o jardim abandonado, algumas plantas podem-se perder, o mato pode tomar conta do gramado e dos canteiros, entre outros problemas.
- As plantas expostas ao sol podem ser regadas de uma a duas vezes por semana, mas sempre com bom senso. É importante observar a reação da planta para, com o tempo, regá-la mais ou menos.
- Vasos internos normalmente não exigem tanta água como as plantas que ficam no sol.
- A terra precisa ser adubada de três a quatro vezes por ano. Cada planta exige um tipo de adubação, por isso, procure orientações com profissionais para não errar o tipo de adubo e a quantidade.
- O ideal é que o processo de poda seja feito por um jardineiro.
- Zelador e faxineiros também podem dar uma mãozinha, retirando os matos que crescem rapidamente e recolhendo as folhas secas.
- A grama Esmeralda é muito comum em jardins de condomínios, assim como as Azaléias, Moréias, Pingo de Ouro entre outras. Plantas como algumas Bromélias e Palmeiras requerem alguns cuidados e devem até ser evitadas, por terem alguns espinhos, podendo ferir seriamente, principalmente crianças.
- Os moradores também podem colaborar, para manter o jardim sempre bonito, não jogando lixo no jardim, não pisoteando a grama e demais plantas e etc.
- Algumas árvores grandes devem ser evitadas nos condomínios, como: flamboyant, mangueira, coqueiro anão e palmeiras. Lembre-se que o tamanho vertical de suas folhas também deve ser levado em conta, além da raiz.
Um jardim bonito sempre alegra o espaço, por isso, invista em flores, plantas e arbustos no jardim do seu condomínio e torne esse lugar melhor para morar!