Iluminação para escritórios

Quantas horas do dia o profissional passa dentro de um escritório? Embora a resposta possa variar de acordo com o caso, uma série de cuidados devem ser tomados para que este seja um local confortável e estimulante. Além dos móveis utilizados, os acessórios e as cores que compõem o ambiente, um projeto de iluminação adequado exerce grande influência e pode determinar o diferencial na decoração.

Uma boa iluminação melhora o desempenho nos escritórios. Esta é uma conclusão simples. O desafio é concretizar este conceito dentro das necessidades de uma empresa, atendendo a todos os requisitos e adequando soluções para as dificuldades técnicas com eficiência e economia.

As tarefas visuais mais comuns em um escritório são:

  • Leitura de textos impressos em papel;
  • Trabalho em telas de computadores;
  • Comunicação face-a-face com os outros funcionários ou clientes.

Para a boa execução destas tarefas a iluminação adequada é fundamental para garantir a produtividade!

Evitando o ofuscamento e as reflexões:

Um dos principais problemas causados por uma iluminação mal projetada é o ofuscamento e a reflexão da iluminação nas telas dos computadores, isto ocorre  quando a fonte de luz está mal posicionada em relação aos planos de trabalho.  A escolha das luminárias também é fundamental. Com refletores parabólicos é possível evitar a reflexão nas telas e proporcionar um bom nível de luz no plano de trabalho.

Efeitos de Iluminação:

Iluminação direta

Iluminação mais utilizada, instalada no forro, incidindo diretamente de cima para baixo no plano de trabalho, sem reflexão intermediária (torna a superfície de trabalho mais destacada no ambiente). Luminárias fluorescentes com refletores ou difusores e downlights.

  • Vantagens: Eficiência (nenhuma luz é absorvida na reflexão), economia e conveniência (não necessita de grande altura de teto).
  • Desvantagens: Possibilidade de ofuscamento, sombras e reflexões indesejáveis.

Iluminação indireta

Refletida no teto (ou na parede) antes de chegar ao plano de trabalho (o teto se torna a superfície mais iluminada no ambiente). • Luminárias pendentes são normalmente utilizadas (requerendo uma maior altura de teto).

  • Vantagens: O ambiente fica mais iluminado e mais confortável, sombras são raras.
  • Desvantagens: o ambiente pode se tornar cansativo e é um sistema mais caro.

Iluminação direta e indireta

Associando os 2 tipos de iluminação com distribuição de luz descendente e superior.  Luminárias normalmente pendentes, podendo variar nas proporções de iluminação direta.

  • Vantagens: Os funcionários normalmente preferem esta combinação por oferecer brilho, conforto e alguns destaques.
  • Desvantagens: Necessita de maior altura de teto e a instalação mais cara.

Iluminação de Destaque

Integrada a iluminação geral, a iluminação de destaque deve ser aplicada através de luminárias específicas com lâmpadas de facho dirigido e concentrado, para ressaltar objetos, gráficos ou quadros. Pode ser utilizada também nas entradas e recepções, marcando o piso e indicando o caminho. A utilização deste tipo de iluminação torna o ambiente mais interessante, atrativo e menos monótono. Indicada principalmente para salas de reunião e destaque de quadros em corredores, tornando estes ambientes mais agradáveis.

As lâmpadas mais indicadas para a aplicação em escritórios são as fluorescentes compactas, fluorescentes tubulares e também as lâmpadas halógenas. A importância do aproveitamento da luz natural deve ser enfatizada, porém não anula o valor de um projeto lumínico bem estruturado, afinal, em dias nublados ou para atividades em horários noturnos a iluminação artificial (lâmpadas) é indispensável.

A valorização dos espaços, objetos e mobiliário, associada ao destaque das cores, texturas e obras de arte, através da iluminação podem transformar o escritório em um local muito mais agradável para as atividades profissionais!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *