Recicle os hábitos em casa

A preocupação com o meio ambiente e a reciclagem mudou o nosso dia-a-dia. Coisas que alguns fazem naturalmente hoje – como entregar os jornais velhos para o catador de lixo do bairro ou entregar óleo de cozinha para ser reutilizado – seriam impensáveis antigamente. Isso começou a mudar a partir dos anos 90, quando a situação ambiental entrou em evidência; mudanças no clima, enchentes e a falta de espaço para todo o lixo.

A quantidade de lixo domiciliar produzida no Brasil atualmente é de 115 mil toneladas por dia. Cerca de 30% de todo o lixo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas. E tirar esses materiais do lixo traz uma série de vantagens. Uma delas são recursos naturais e de energia que se faz com a reciclagem. Cada lata de alumínio reciclada, por exemplo, economiza energia elétrica suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa por 4 horas. E a reciclagem de 100 toneladas de plástico evita o uso de 1 tonelada de petróleo.

Ainda falta muito, entretanto, para que essa mudança de comportamento seja generalizada. No Brasil, apenas 8,2% dos municípios contam com coleta seletiva, segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2004. A coleta seletiva diminui o volume de lixo que vai para os aterros sanitários, aumentando sua vida útil e evitando que as prefeituras tenham de gastar dinheiro com a construção de novos aterros. Além disso, uma pesquisa do Instituto Akatu mostrou que 56% das famílias nunca separam o lixo em casa.

Algumas recomendações para garantir que a reciclagem ganhe força no futuro, confira a seguir:

Separe
Várias famílias se acostumaram a ver carroceiros ou cooperativas que recolhem o lixo reciclável, mas a quantidade que é de fato reciclada poderia ser bem maior. Acostume-se a separar papéis, plásticos, vidros e alumínios.

Reduza
Reduzir lixo é reduzir o consumo desnecessário e por enquanto o consumo tem aumentado todo ano.Um consumo consciente envolve evitar comprar produtos que tenham muitas embalagens e preferir materiais que duram mais, por exemplo, pilhas recarregáveis em vez de pilhas comuns.

Cobre as pessoas
Exija dos governantes leis que garantam a coleta seletiva feita pelo serviço público, esse será um passo definitivo para aumentarmos a quantidade de lixo que é reciclado.

Fazendo pouco você ajuda muito!

Related Posts with Thumbnails


Comentários

  1. Sou amante da natureza e contribuo através dessas atitudes acima,a preservar o nosso meio.
    Faço ainda um trabalho social na comunidade de conscientização e práticas de educação ambiental.Só que a maioria das pessoas se mostram bastante insensíveis a essa questão,pois no momento a acessibilidade aos produtos do meio é muito fácil e muitas vezes de graça[programas oferecido pelo governo].
    O bom seria desenvolver um trabalho educativo de preservação ao meio ambiente para as crianças, envolvendo governantes,escolas e educadores,pois
    reeducar pessoas ignorantes e que pensa saber de tudo é muito complicado e demorado.Não dá pra esperar muito pois o planeta pee socorro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *