E qual o seu estilo?

É difícil decorar o que quer que seja, sem antes definir o ambiente que pretende criar nesse espaço. Pode ser tradicional, rústico, moderno…são muitas as opções. Por isso definir o estilo que se quer na decoração é essencial. Confira!

Comtemporâneo/Moderno: Os espaços são caracterizados por ambientes simples e clean! O estilo moderno baseia-se em materiais novos e tecnologicamente avançados (aço escovado, ferro crómio, fibra de vidro, plástico); recorre a formas geométricas e mobília minimalista, orgânica e até futurista; as cores das paredes são normalmente claras e os tetos brancos. O estilo contemporâneo, por sua vez, utiliza muita cor e textura, arte e elementos neutros, embora as suas linhas sejam ainda mais suaves do que aquelas que caracterizam o estilo moderno; a praticabilidade está lado a lado com um bom design.

Rústico: Todo o mobiliário deste estilo é rústico, sendo que as marcas do tempo, profundas e gastas, são parte essencial de todo o charme deste ambiente. A cores normalmente usadas são os tons terra e o branco-leite, ao contrário dos têxteis, que ganham vida com padrões vintage, onde abundam os quadrados, florais e listrados. Cestos de vime e palha, colheres de pau, cerâmica, latas decorativas e ainda muitas peças feitas à mão, completam a decoração!

Tropical: O estilo tropical se baseia na vida ao ar livre. O exterior vem para dentro e transforma tudo em amarelo, vermelho e cor-de-laranja, ficando o branco e o verde em segundo plano. O uso constante de  flores e tecidos frescos e esvoaçantes, com apontamentos  aos sofás e poltronas ou apenas nos detalhes das almofadas. Complete a decoração com algumas plantas ou palmeiras, esculturas em madeira, elementos em pedra ou bambu e, claro, água: um aquário ou então vasos enormes com flores tropicais.

Tradicional: Gracioso e convidativo, o estilo tradicional é atemporal e, embora não requeira peças antigas ou antiquadas, o ambiente que proporciona transporta-nos para a elegância e grandiosidade que enchia as casas dos séculos XVIII e XIX. Para um look tradicional mais contemporâneo, escolha cores mais suaves. Enquanto as texturas e tecidos devem complementar-se ao invés de combinarem na perfeição, os elementos decorativos devem ser minimizados, uma vez que as peças de grande porte são, por si só, já bastante elaboradas.

Asiático: A decoração Asiática privilegia as cores neutras e mais naturais, com a existência mínima de objetos decorativos. Os materiais e texturas utilizadas são um reflexo da natureza – cedro, ácer, bambu, pedra, vime entrançado, papel de arroz, seda – e os têxteis são, por norma, tecidos naturais, sem padrões e que não foram sujeitos a processos de tingimento. Permite criar espaços harmoniosos, com destaque para os apontamentos em seda, kimonos, escritos chineses, almofadas de chão, lanternas de papel, biombos e tapetes.

Existem muitos outros estilos de decoração, esses são apenas alguns que você poderá estar explorando e colocando em prática na sua casa! Decore com estilo!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *