Como lidar com paredes com umidade?

A umidade é um problema que quase sempre começa discreto, com algumas manchinhas escuras, em geral em locais que sofrem com a ação do vapor que fica concentrado nos ambientes, proveniente de banhos demorados e do próprio cozimento dos alimentos. Para esse problema não se agravar, veja como solucioná-lo:

  • Se a parede ou teto estiver com manchas escuras, basta limpar a superfície com cloro ativo (proteja-se com luvas), raspar a área, nivelar com massa e pintar com tinta anti-mofo, segundo os fabricantes, evita o novo aparecimento de bolor e conseqüentes manchas.
  • Se o caso apresentar bolhas e descascamentos, comece por raspar a região estragada com uma espátula, depois use uma lixa e quando já estiver nivelada, limpa-se com um pano úmido para retirar toda a poeira. Se houver irregularidades na parede, corrigir com massa acrílica (massa corrida) e alisar com lixa fina.  Aguardar secar, aplicar selador e pintar em três demãos.
  • Para os cantos escuros e úmidos – como nos armários, você poderá usar produtos anti-mofos que se vendem nos supermercados. Eles ajudam muito contanto que você sempre respeite seu tempo de uso, pois eles absorvem umidade até a saturação. A partir daí não são mais eficientes e é preciso trocá-los.

O que pode começar com um pontinho de umidade, quase imperceptível, no final pode se transformar em motivo de muita despesa e dor de cabeça. Por isso, nem pense em adiar o reparo. A única forma eficiente de tratar a umidade é eliminá-la por completo!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *