Massa térmica, como usar?

Quando falamos de arquitetura bioclimática, tratamos de traçar as melhores estratégias projetuais para cada tipo de clima. Ou seja, a melhor forma de traçarmos um projeto arquitetônico de acordo com o local em que ele vai ser inserido.

Em uma série de artigos vamos falar de cada estratégia, e no fim, falaremos como aplicar cada uma delas de acordo as regiões do Brasil.

A estratégia de hoje é a massa térmica, que é o emprego de materiais com elevada inércia térmica. Sendo uma estratégia de resfriamento da edificação sem o uso de nenhuma fonte de calor.

A principal característica está na alta capacidade térmica, no elevado armazenamento de calor do material escolhido. Sendo a espessura também um fator capaz de melhorar o desempenho da inercia térmica.

Como se pode observar na figura, a parede não possui contato direto com o Sol, ou seja elas acabam retirando o calor do ambiente, reduzindo assim a temperatura.

O solo possui também alta inércia térmica, pois não há uma grande variação de temperatura como a do ar, que possui uma amplitude ao longo do dia e do ano de acordo com a região. Assim como também a utilização de telhado jardim.

Confira um projeto que utiliza essa estratégia:

Casa em Joanópolis/UNA Arquitetos

Local: Serra da Mantiqueira

 

Imagens: Labcon/UFSC, modela3d

 

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

 

 

Related Posts with Thumbnails

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *