Para quem é apaixonado por leitura, ou a profissão exige, ter um espaço para acomodar livros e revistas é uma questão de necessidade. Integrá-los à decoração do seu escritório é um jeito charmoso e eficaz, pois deixam os livros sempre à vista.
Uma estante na recepção, um cantinho no escritório ou até mesmo o vão de uma escada podem ser pensados para recepcionar suas coleções, por isso, veja algumas dicas:
- Atenção especial deve ser dada à espessura das prateleiras, lembrando que livros são muito pesados;
- Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. Isto ajuda a prevenir a umidade que pode passar das paredes para os livros;
- Armários e estantes devem ser arejados. No caso de estantes fechadas, periodicamente, deixe as portas abertas por algumas horas para facilitar a ventilação;
- Em relação aos materiais, estantes e arquivos de aço, ou alumínio anodizado, são sempre preferíveis;
- Um aspecto importante a ser considerado é a previsão para crescimento da “biblioteca” e, para isso, a aquisição de estantes modulares é uma boa opção.
- Organize os livros nas estantes, considerando os seus assuntos (por exemplo: generalidades; filosofia, psicologia, teologia, etc).
- Proteja seus livros da luz do sol, evitando que esta incida diretamente sobre eles. Use cortinas ou persianas para proteger as estantes e livros.
- Reserve sempre um espaço entre um livro e outro na estante. Isto facilita a retirada na prateleira e ajuda a conservá-los;
- Não guarde documentos dobrados ou enrolados. Com o tempo, as dobras aumentam a fragilidade nas fibras do papel;
- Nunca deixe folhas secas ou recortes de jornais dentro dos livros;
- Para um escritório mais descolado, caixas de feira e escada antigas podem ser utilizadas como prateleiras para os livros.
Embora muito desta decoração dependa do seu gosto, estilo e quantidade de livros, agora você já pode ter algumas ideias para elaborar sua “biblioteca” no escritório. Use e abuse da criatividade!