Planejando sua área externa

Se pensarmos em decorar a área externa, precisamos antes de qualquer coisa, definir o que vem a ser esse espaço, sua metragem e qual a situação, ou a atmosfera que queremos criar no ambiente em questão.

  • Os pátios e decks constituem o prolongamento de uma casa em termos decorativos e práticos – um espaço ao ar livre onde se pode conversar, fazer refeições, receber convidados, brincar com as crianças ou relaxar e ler um bom livro.
  • Existe a tendência de definir o pátio muito próximo da área de estar, principalmente se esse espaço for servir como local de refeições. No entanto, explore outras possibilidades: talvez um canto à sombra ao fundo do jardim seria o ideal para criar uma zona de lounge com almofadas de chão e mesas baixinhas.
  • Outros fatores a considerar antes de delinear o local perfeito para um pátio é a existência de exposição solar ou não; a proximidade de plantas e árvores delicadas; se é uma zona ruidosa (próxima da estrada ou da casa dos vizinhos); a vista do pátio.
  • Podemos criar diferentes tipos de layout, dependendo da função que se queira ter. É importante perceber se você precisa de um pátio multifuncional ou não – se pretende um espaço para relaxar sozinho, para acomodar a família numa refeição ou para fazer um churrasco ocasional. A dimensão de um pátio é sempre uma decisão pessoal, para quem mora em casa e tem um terreno grande, um bom ponto de partida é um espaço de 3m x 6m, a partir disto, utilize ou reutilize mesas, cadeiras e bancos para criar um layout funcional.
  • Um espaço de convívio ao ar livre requer um chão seguro e prático. Tradicionalmente, na pavimentação dos pátios são usados cimento, tijolo, ardósia, madeira (estilo deck) ou outros tipos de pavimento especiais para o ar livre.
  • Enquanto extensão da casa e elemento de destaque num jardim é importante que a matéria-prima utilizada para construir o pátio seja condizente com o estilo e cores já existentes na casa. Você poderá recorrer a árvores, arbustos, plantas e flores para permitir uma relação harmoniosa entre pátio e jardim.
  • Deixe sempre uma boa parte do jardim permeável (com grama), além de ser mais bonito, o microambiente do terreno acaba ficando mais fresco.
  • O mobiliário além de ser bonito e confortável, deve resistir às condições meteorológicas, bem como à passagem do tempo e do uso. Juntamente com as cadeiras, bancos, cadeirões, sofás e mesas, devem considerar outras peças chave como os guarda-sóis, toldos e a iluminação, que poderá ser focal, indireta ou geral.

Planeje sua área externa com carinho e faça dela uma extensão da sua casa!

Related Posts with Thumbnails


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *