Faça o seu papel reciclado!

A reciclagem de papel reduz os impactos danosos ao meio ambiente, inclusive a diminuição do uso de árvores para a produção do papel. Uma tonelada de papel cortado para a reciclagem pode substituir o corte de 15 a 20 árvores, dependendo do tipo de papel que será produzido. Além dos impactos no meio ambiente, a reciclagem gera economia de energia elétrica e água. Cerca de 40% do lixo urbano no mundo é composto de papel. Sua reciclagem ajuda a evitar o desperdício.

Você não precisa ter uma indústria para fazer um papel reciclado. Eles são fáceis de fazer e podem ser usados como cartões de aniversários, para desenhos ou anotações.
Vamos aos equipamentos e ingredientes:

• Liquidificador
• Bacias
• Água
• Panos velhos
• Peneira (ela pode ser uma peneira de cozinha com buracos pequenos)
• Jornais, revistas e folhas de cadernos usadas

Agora é só começar:

1º passo

Rasgue o papel em pedaços pequenos e coloque numa bacia. Atenção, evite cortar o papel com tesoura ou estiletes porque esse processo pode enfraquecer as fibras.

2º passo

Coloque água na bacia e deixe o papel picado amolecer. Se o papel for mais resistente que, por exemplo, papel-jornal, deixe algumas horas de molho, ou até mesmo de um dia para o outro.

3º passo

Amasse e rasgue bem o papel embebido em água, deixando-o bem pastoso.

4º passo

Aperte a massa de papel, tirando o excesso de água, e coloque no liquidificador com água. Numa proporção de três de água para uma de papel.

5º passo

Depois de batido, pegue o resultado e despeje em um balde. Há duas opções para essa etapa. Se você quer um papel grosso, como um papelão, pode-se jogar o conteúdo direto na peneira. Para papéis mais finos use a peneira, pegando o material de baixo para cima e deixando escorrer. Quanto mais vezes, você fizer isso, mais consistente o papel vai ficar.

6º passo

Com o trapo, vá secando lentamente o material, pousando-o em uma superfície absorvente, como pano ou mesmo papel-jornal.

7º passo

Coloque um peso em cima do papel para prensá-lo. Deixe-o descansando até ficar bem seco. E pronto. Agora é só usá-lo.

Ajude a diminuir o impacto no ambiente e comece a reciclar os papéis usados em sua casa! Pequenas ações geram grandes diferenças!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *