As embalagens de vidro são usadas para bebidas, produtos alimentícios, medicamentos, perfumes, cosméticos e outros artigos. A metade dos recipientes de vidro, fabricados no nosso país, é retornável. Além disso, o material é de fácil reciclagem: pode voltar à produção de novas embalagens, substituindo totalmente o produto virgem sem perda de qualidade e a inclusão de caco de vidro no processo normal de fabricação de vidro, reduz o gasto com energia e água.
A Reciclagem do vidro é o processo pelo qual o material é, basicamente, derretido e refeito para sua reutilização. Dependendo da finalidade do seu uso, pode ser necessário separá-lo em cores diferentes. As três cores principais são:
- Vidro incolor
- Vidro verde
- Vidro marrom/âmbar
Separe para reciclagem, retirando antes o excesso de sujeira:
- reciclável: garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos;
- não reciclável: espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores.
Além da redução do consumo de matérias-primas, e redução significativa no consumo energético de produção, a reciclagem do vidro também proporciona a redução de custos de limpeza urbana e diminuição do volume do lixo em aterros sanitários. Vale à pena reciclar!