Reciclagem de vidros!

As embalagens de vidro são usadas para bebidas, produtos alimentícios, medicamentos, perfumes, cosméticos e outros artigos. A metade dos recipientes de vidro, fabricados no nosso país, é retornável. Além disso, o material é de fácil reciclagem: pode voltar à produção de novas embalagens, substituindo totalmente o produto virgem sem perda de qualidade e a inclusão de caco de vidro no processo normal de fabricação de vidro, reduz o gasto com energia e água.

A Reciclagem do vidro é o processo pelo qual o material é, basicamente, derretido e refeito para sua reutilização. Dependendo da finalidade do seu uso, pode ser necessário separá-lo em cores diferentes. As três cores principais são:

  • Vidro incolor
  • Vidro verde
  • Vidro marrom/âmbar

Separe para reciclagem, retirando antes o excesso de sujeira:

  • reciclável: garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos;
  • não reciclável: espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores.

Além da redução do consumo de matérias-primas, e redução significativa no consumo energético de produção, a reciclagem do vidro também proporciona a redução de custos de limpeza urbana e diminuição do volume do lixo em aterros sanitários. Vale à pena reciclar!

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *